Projeto de extensão Jegueteca leva Biblioteca Itinerante para comunidades rurais

Extensão, Responsabilidade Social 26 de outubro de 2018. Visualizações: 1862. Última modificação: 26/10/2018 12:31:12

Integrantes do Projeto de Extensão Jegueteca em comunidade no município de Portalegre/RN. (Foto: Cedida).

Como forma de oferecer melhor acesso educativo e promover o incentivo à leitura e fortalecimento da cultura local, surgiu o projeto de extensão “Jegueteca”, biblioteca itinerante que utiliza um jegue como meio para transportar livros e construir processos de leitura e escrita para crianças, jovens e adultos da comunidade quilombola do Arrojado e para os alunos da Escola Municipal Manoel Joaquim de Sá, ambas localizados no município de Portalegre/RN. O projeto foi idealizado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e iniciou suas atividades no final de setembro.

“Com o retorno do semestre letivo, daremos continuidade ao projeto com oficinas de contação de histórias para crianças, jovens e adultos na comunidade envolvida. O nosso interesse é que este projeto seja multiplicado para outras comunidades e, assim, proporcionar o acesso aos livros e o estímulo à leitura”, explica a professora Kesia Kelly Vieira de Castro, responsável pela coordenação do projeto juntamente com as docentes Naide Fernandes e Micaela Ferreira.

Crianças concentradas na leitura durante ação do Projeto Jegueteca (Foto: Cedida).

O Jegueteca nasceu de uma atividade de campo realizada pelos alunos e professores da LEDOC na comunidade do Arrojado, na qual foi relacionada a vivência da referida comunidade com as temáticas desenvolvidas no decorrer dos componentes curriculares do curso em questão. “A escolha pela comunidade deu-se pela importância da sua história de organização e resistência, bem como pela existência de diversas alunas que são de origem do Arrojado”, explica a professora.

Segundo ela, a biblioteca itinerante é um projeto de extensão criado para levar a leitura para locais onde não há bibliotecas, no qual se utiliza algum meio de transporte, para facilitar o acesso dos livros ao público. O projeto visa a promoção da educação, cultura e, principalmente, o incentivo à leitura.

Para ajudar/participar do projeto por meio de doação de livros literários e com a realização de atividades voltadas para crianças e demais pessoas da comunidade quilombola do Arrojado e outras comunidades vizinhas, entre em contato com a coordenação do Jegueteca pelo e-mail kesia.castro@ufersa.edu.br

Integrantes do Projeto de Extensão Jegueteca em comunidade no município de Portaalegre/RN. (Foto: Cedida).