Estudantes da Ufersa vencem Maratona de Negócios Sociais

Estudante 19 de outubro de 2018. Visualizações: 918. Última modificação: 19/10/2018 13:57:32

Na grande final: estudantes universitários se confraternizam com os mentores/Foto: Marcos Polo, Agência Sebrae

Por Agência Sebrae

Despertar em jovens estudantes do ensino superior público e privado do Rio Grande do Norte o potencial empreendedor, capacitando para criação de startups com foco em impacto social e ambiental. Este é objetivo da Maratona de Negócios Sociais, realizada pelo Sebrae/RN, na Festa do Boi, que acontece até sábado (20) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O evento reuniu os finalistas do circuito estadual, que aconteceu em nove municípios do interior e dois na região metropolitana de Natal.

Durante os dois últimos dias, os estudantes participaram de atividades com objetivo de desenvolver e aprimorar ideias inovadoras para solucionar problemas sócios-ambientais. O primeiro dia do evento, chamado “Dia do Impacto Social”, foi voltado para apresentação de negócios já existentes. “As equipes trabalharam temáticas diversas, como empregabilidade, acesso à educação, saúde, segurança e energia renováveis”, explica Ana Débora Morais, da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae/RN. Os projetos foram desenvolvidos utilizando diversas ferramentas, como o Mapa Mental, Canvas e o Design Thinking.

Ana Débora destacou o alto nível dos projetos apresentados pelos jovens. “Foi notável como todos os grupos conseguiram evoluir e desenvolver os projetos. Tivemos ideias maravilhosas e viáveis para aplicação no mercado”, avalia a coordenadora do projeto.

Apresentando a empresa de soluções sustentáveis Impact Straus, a equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), campus de Caraúbas, foi a vencedora da grande final da Maratona de Negócios Sociais. A startup foi criada baseada na redução do impacto da poluição ambiental. “Nós tivemos a ideia de substituir o canudo de plástico por um material biodegradável”, explica Thiago Delmondes, um dos integrantes da equipe também composta por Lígia Santos, Rokátia Marinho, Rennan Linhares e Paulino Cavalcanti.

Coincidentemente, nesta quinta-feira (18), o Governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e outros estabelecimentos em todo o território potiguar. “Nosso projeto nasceu pensando na substituição do canudo plástico, mas expandiu-se para outros materiais descartáveis, o que o faria entrar no mercado com mais força”, prevê Thiago.

A equipe destacou que no Brasil e, especialmente no Rio Grande Norte, muitas empresas utilizam a cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de açúcar e etanol. “Só aqui no estado encontramos três grandes produtores. É um produto que existe em abundância, embora já seja utilizado em muitos outros materiais”, diz Lígia Santos, responsável por apresentar o pitch de três minutos.

Os jovens apresentaram ainda alguns dados que validaram o uso do polímero, a partir do bagaço da cana-de-açúcar para substituir os matérias descartáveis decorrentes do petróleo. “A Impact Straus foi a vencedora por apresentar um projeto 100% viável, além de ter se destacado em todas as atividades que desenvolvemos”, avalia Ana Débora. A equipe vencedora foi premiada com uma viagem a um centro de empreendedorismo, onde poderá conhecer empresas com relevante atuação de impacto social e ambiental.