Ufersa Caraúbas promove Olimpíada de Foguetes

Estudante, Extensão 15 de outubro de 2018. Visualizações: 1211. Última modificação: 15/10/2018 11:38:40

O Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, estará promovendo no próximo dia 26, a 2° Olimpíada de Foguetes Inteligentes. Será das 08h às 18h, nas dependências do Campus. A Olimpíada de Foguetes Inteligentes (Olimpiad Smart Firecrackers) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até cinco componentes a partir de material reciclável (garrafas PET) e tendo como combustível água pressurizada. Esses dispositivos superam os 100 metros de alcance. Podem participar estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública. Confira Edital e Regulamento da Olimpíada de Foguetes Inteligentes .

Segundo o professor, Jackson Simões, a Olimpíada de Foguetes foi inspirada na Olimpíada Nacional realizada pela Agência Espacial Brasileira que já conta com 12 edições nacionais. “O termo inteligente no título do evento deu-se devido o tema está diretamente relacionado às pesquisas de desenvolvimento tecnológico, realizados pelo coordenador do evento e o grupo de pesquisa o qual está inserido,  desenvolver aplicações a partir de materiais inteligentes”, afirma o professor. As inscrições estão sendo feitas através do endereço eletrônico: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf

O projeto Desenvolvimento de Fixadores Inteligentes Baseados em Ligas com Memória de Forma Visando Aplicações Aeroespaciais e Biomédicas (UFERSA PEG0001-2017)  conta com a cooperação técnica da Universidade Federal de Campina Grande e da Embraer S.A., visa desenvolver dispositivos, tecnologias e aplicações a partir desses materiais avançados tidos como inteligentes para uso na área Aeroespacial.

Recentemente, afirma o professor Jackson Simões, o uso de materiais inteligentes em aplicações avançadas principalmente na área Aeroespacial foi destaque mundialmente com os avanços obtidos. “A NASA/EUA recentemente testou uma nova liga leve para dobrar as partes externas das asas das aeronaves durante o voo”. A liga, um material com memória de forma e é acionada pelo controle da temperatura, movendo as asas externas para cima ou para baixo. Ter asas flexíveis poderia tornar os voos mais aerodinâmicos para aeronaves subsônicas e supersônicas por exemplo. Desta forma, explica o professor Jackson, qualificar mão de obra especializada para atuar nessa área específica é de extrema importância e tem interesse estratégico do governo brasileiro que tem lançados editais específicos para fomentar a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Os alunos participantes serão por meio desse evento estimulados a escolher os cursos de engenharia como carreira do ensino superior.

Em sua primeira edição (2017) o evento envolveu diretamente mais de 70 alunos da rede pública de ensino fundamental e médio do mesoeste potiguar. Para o ano de 2018 a expectativa dessa 2° edição é que esse número supere os 200 participantes.  Assim, o evento  2° Olimpíada de Foguetes Inteligentes visa além de promover a competição, apresentar aplicações das Ligas com Memória de Forma nas áreas automobilística, de aviação e aeroespacial e ainda como a corrida tecnológica pode entregar melhorias a vida cotidiana na sociedade. “No Brasil, a participação de alunos nas Olimpíadas de foguetes tem se mostrado um meio capaz e estimular o ingresso de novos alunos no curso de engenharia e reduzir as taxas de evasão no ensino superior pelo envolvimento da participação no evento dos discentes da Ufersa das mais diversas área”, conclui o professor Jackson Simões.

Acompanhe pelas redes sociais:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/2%C2%AA-Olimp%C3%ADada-de-Smart-Firecrackers-2249649408647294/

INSTAGRAM: @olympiadsmartfirecracker