Projeto de Robótica Educacional da Ufersa anima programação da Semana da Criança no Partage em Mossoró

Extensão 9 de outubro de 2018. Visualizações: 1683. Última modificação: 09/10/2018 16:05:03

Ao todo, 8 estudantes da Ufersa integram o PENSARE junto com alunos da rede pública municipal de Mossoró / Foto Felipe Cafrê

Os bolsistas e os estagiários do Projeto estão oferecendo minicursos, oficinas e ainda ações práticas sobre montagem dos robôs e também noções de programação / Foto Felipe Cafrê

Estudantes do município que integram o PENSARE da Ufersa / Foto Felipe Cafrê

O Projeto de Ensino Através da Robótica Educacional, o PENSARE da Ufersa, é uma das atrações da Semana da Criança promovida pelo Partage Shopping, em Mossoró. A programação começou nesta segunda, dia 08, e vai até quinta, dia 11, sempre das 13h às 22h.

Entre as ações, os estudantes bolsistas e os estagiários do Projeto estão oferecendo minicursos, oficinas e ainda ações práticas sobre montagem dos robôs e também noções de programação. Ao todo, 8 estudantes da Ufersa integram o PENSARE junto com alunos da rede pública municipal de Mossoró.

Igo Joctan é estudante do 9º período de Ciência da Computação da Ufersa e está no Projeto desde o início da graduação. “Estamos trazendo o nosso projeto para mostrar como trabalhamos a robótica educacional com as crianças, os nossos alunos de hoje. Qualquer pessoa pode vir que vamos mostrar como tudo funciona, até porque Robótica não tem idade e pode ser voltada para qualquer pessoa. Hoje tudo é tecnologia, então você mostrar isso cada vez mais cedo aos estudantes é sempre válido”, explicou o estudante.

Para Laura Camila, estudante de Ciência e Tecnologia da Ufersa e líder do PENSARE, a programação da Semana da Criança também servirá para apresentar os títulos já conquistados pelo Projeto e anunciar as futuras competições. “A próxima competição é a First Lego League, FLL, que acontece em Natal nos dias 24 e 25 de novembro, onde iremos levar 26 alunos. A competição envolve um pouco de pesquisa e de programação. Se conseguirmos a classificação nessa etapa regional em Natal, iremos para a etapa nacional que acontece em Curitiba (PR)”, comentou Camila.

O PENSARE é uma iniciativa que envolve professores e alunos da Ufersa em Mossoró no sentido de promover e divulgar atividades que envolvam raciocínio e lógica de programação.

As ações efetivas são realizadas, principalmente, por meio de projetos de extensão da Ufersa e parcerias com Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. Nessa parceria alunos da Universidade atuam como monitores das crianças das escolas municipais do ensino fundamental de Mossoró.

Ações do PENSARE no Partage Shopping / Foto Felipe Cafrê
Igo Joctan, aluno de Computação da Ufersa / Foto Felipe Cafrê