
Ao todo, 8 estudantes da Ufersa integram o PENSARE junto com alunos da rede pública municipal de Mossoró / Foto Felipe Cafrê

Os bolsistas e os estagiários do Projeto estão oferecendo minicursos, oficinas e ainda ações práticas sobre montagem dos robôs e também noções de programação / Foto Felipe Cafrê
O Projeto de Ensino Através da Robótica Educacional, o PENSARE da Ufersa, é uma das atrações da Semana da Criança promovida pelo Partage Shopping, em Mossoró. A programação começou nesta segunda, dia 08, e vai até quinta, dia 11, sempre das 13h às 22h.
Entre as ações, os estudantes bolsistas e os estagiários do Projeto estão oferecendo minicursos, oficinas e ainda ações práticas sobre montagem dos robôs e também noções de programação. Ao todo, 8 estudantes da Ufersa integram o PENSARE junto com alunos da rede pública municipal de Mossoró.
Igo Joctan é estudante do 9º período de Ciência da Computação da Ufersa e está no Projeto desde o início da graduação. “Estamos trazendo o nosso projeto para mostrar como trabalhamos a robótica educacional com as crianças, os nossos alunos de hoje. Qualquer pessoa pode vir que vamos mostrar como tudo funciona, até porque Robótica não tem idade e pode ser voltada para qualquer pessoa. Hoje tudo é tecnologia, então você mostrar isso cada vez mais cedo aos estudantes é sempre válido”, explicou o estudante.
Para Laura Camila, estudante de Ciência e Tecnologia da Ufersa e líder do PENSARE, a programação da Semana da Criança também servirá para apresentar os títulos já conquistados pelo Projeto e anunciar as futuras competições. “A próxima competição é a First Lego League, FLL, que acontece em Natal nos dias 24 e 25 de novembro, onde iremos levar 26 alunos. A competição envolve um pouco de pesquisa e de programação. Se conseguirmos a classificação nessa etapa regional em Natal, iremos para a etapa nacional que acontece em Curitiba (PR)”, comentou Camila.
O PENSARE é uma iniciativa que envolve professores e alunos da Ufersa em Mossoró no sentido de promover e divulgar atividades que envolvam raciocínio e lógica de programação.
As ações efetivas são realizadas, principalmente, por meio de projetos de extensão da Ufersa e parcerias com Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. Nessa parceria alunos da Universidade atuam como monitores das crianças das escolas municipais do ensino fundamental de Mossoró.