Na expectativa para a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido

Estudante 8 de outubro de 2018. Visualizações: 1285. Última modificação: 08/10/2018 12:18:57

A partir da terça-feira, dia 16 de outubro, terá início na Ufersa a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, maior evento de popularização da ciência do interior do Rio Grande do Norte e evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A Semana segue até o dia 19 de outubro e terá uma série de atividades para acompanhar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o país. A maior parte das ações acontece no Expocenter, situado no lado leste do campus sede da Ufersa, em Mossoró. Esse ano, o evento traz como tema Ciência para redução das desigualdades.

Segundo o coordenador da Semana na Ufersa, professor Felipe Ribeiro, assim como nas edições anteriores, o evento trará uma série de atividades abertas ao público, sendo uma grande oportunidade para conhecer a ciência feita na região e no mundo, mas também de entender a importância da ciência para a sociedade. Dentro da programação da Semana, acontece o Portas Abertas que “recebe anualmente mais de 1.000 pessoas para conhecer as instalações e oportunidades de graduação e pós-graduação da Ufersa”, de acordo com a Profa Ana Carla Bezerra, coordenadora da atividade. A programação também conta com a VIII Edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com o III Festival de Curtas Ciência do Semiárido, aberto ao público infantil; com o Minuto Ciência que veiculará vídeos sobre o tema nas redes sociais, e com o II Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido (FIC), em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, no qual inventores de produtos ou metodologias criativas apresentarão suas invenções na mostra interativa.

A abertura da Semana acontece na terça-feira, dia 16, a partir das 19h no auditório Amâncio Ramalho e contará com apresentação de teatro científico do grupo Os Reagentes, coordenado pelo Prof. Francisco Souto do campus de Angicos, seguida de palestra com o professor Aécio Candido, doutor em sociologia, egresso da casa e Ex-Vice-Reitor da UERN. “Contamos muito com a comunidade acadêmica para o sucesso do evento”, reforça a Profa. Celicina Azevedo, professora aposentada da Ufersa, mas ainda na ativa com as ações de popularização da ciência. “Os professores e servidores técnicos-administrativos são fundamentais para o Portas abertas, FIC e oficinas durante a semana, além da avaliação de trabalhos na Feira de Ciências”, relata Cristiane Carvalho, coordenadora da Feira de Ciências do Semiárido.

Confira AQUI mais informações sobre a Semana Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido.

Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Encerramento Feira de Ciências do Semiárido / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Astronauta Marcos Pontes durante palestra de abertura da Feira, na Ufersa
Os estudantes Francisco José e Jose Jalissom durante a Feira de Ciência do Semiárido, na Ufersa, em outubro de 2015