Transpondo barreiras

Estudante, Formatura 4 de outubro de 2018. Visualizações: 2334. Última modificação: 04/10/2018 16:59:37

Daniel Guedes, primeiro homem trans a conquistar o diploma de curso superior no curso Letras Libras na Ufersa Caraúbas/Foto: Felipe Cafré

Conquistar uma vaga e permanecer na universidade não é tarefa fácil para a maioria dos jovens brasileiros, imagine para uma pessoa transexual. Daniel Silva Guedes superou todos os obstáculos ao conquistar o diploma superior como professor de Letras Libras. “O caminho até aqui não foi fácil, porém esse momento é gratificante”, revelou, acrescentando à importância do momento atual que se discute a questão das cotas para pessoas trans. “Sair da universidade e se imaginar num espaço voltado para a educação é grandioso. Eu saio daqui não apenas com essa licenciatura, mas com a missão de voltar para a educação e discutir gênero e sexualidade […] temos que discutir sim, nós, pessoas trans existimos e temos que ocupar todos os espaços como esse da universidade”, afirmou o professor.

O jovem professor carrega consigo a consciência de contribuir e continuar com a luta que é árdua e importante, diz/Foto: Felipe Cafré

Daniel Guedes tem metas que vão além da graduação. Pretende fazer pós-graduação e construir uma carreira acadêmica. “Eu não quero ser apenas um professor de Libras, quero ser um excelente professor de Libras”, afirmou. O contato dele com a Língua dos Sinais vêm desde o berço. Daniel possui uma irmã mais velha surda, então ele confessa que foi alfabetizado nos dois idiomas. “Eu fui me apaixonando pela língua e fui me inserindo na comunidade surda e esse fascínio com a Libras me trouxe até aqui”, revelou.

O jovem professor carrega consigo a consciência de contribuir e continuar com essa luta que, segundo o próprio, “é tão árdua e importante”. A língua dos sinais foi legalizada em 1990 e vem conseguindo conquistas. Um exemplo é o curso de licenciatura em Letras Libras da Ufersa Caraúbas.

Momento da Outorga do Grau de nível superior aos concluintes da Ufersa Caraúbas pelo reitor José de Arimateia de matos/Foto: Felipe Cafré