Sonhos realizados

Estudante, Formatura 4 de outubro de 2018. Visualizações: 1774. Última modificação: 04/10/2018 11:34:31

Sabor da vitória é reciproco tanto para os concluintes quanto para à Ufersa que cumpre a missão ao graduar novos profissionais/Foto: Felipe Cafré

Formar 63 novos profissionais representa um misto de sonhos, não apenas daqueles que após anos de estudos conquistam o diploma de educação superior, mas também a concretização da principal missão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido que é formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O sabor da vitória é recíproco tanto para os alunos, quanto para todo corpo acadêmico da Ufersa. Assim, se deu a formatura dos concluintes dos 06 cursos de graduação da Ufersa Caraúbas. “Parabéns aos formados por essa importante conquista que fará diferença, não tenha dúvida, na vida de cada um de vocês que deixam a Ufersa levando a partir de agora o sobrenome da nossa Universidade”, discursou o reitor, professor José de Arimatea de Matos.

Reitor José de Arimatea ressalta a conquista dos formados/Foto: Felipe Cafré

Na ocasião, ressaltou os excelentes conceitos que o campus de Caraúbas vem alcançando junto ao MEC, citando como exemplo, Letras Inglês que obteve recentemente avaliação com conceito 5, nota máxima. Outra conquista foi a formatura da primeira turma do curso de Letras Libras.

Ao falar em nome da turma, o orador Alexandre Peres Wanderley Júnior, do curso de Engenharia Civil, expressou de forma descontraída toda a trajetória vivenciada pelos concluintes durante o curso, culminando com o dia especial da formatura. “O ato de aprender compartilhado nos trouxe as melhores companhias que pudéssemos ter, uma família de alunos e professores. Encontramos pessoas incríveis para nos auxiliar nessa caminhada”, exaltou, lembrando aos demais colegas que “é chegada a hora de levantarmos dos bancos da academia rumo à vida que sonhamos, é o momento de fazer a diferença”.

Paraninfo das turmas professor Roberto Pordeus/Foto: Felipe Cafré

Durante a solenidade, o paraninfo das turmas professor Roberto Vieira Pordeus, primeiro diretor da Ufersa Caraúbas, direcionou a sua recomendação aos concluintes. “Continuem lutando pelos objetivos de vocês, tendo em mente que as oportunidades virão, mas certamente, estas oportunidades estarão para aqueles que acreditam e não desistem dos seus sonhos”, discursou o professor Roberto Pordeus.

Para o diretor do Campus Caraúbas, professor Daniel Freitas Freire Martins, nos 08 anos de instalação da Ufersa no Meio Oeste a Universidade faz história e marca a sua importância a cada Colação de Grau. “O Campus Caraúbas tem evoluído a cada dia, o que nos deixa muito feliz por ter visto que esse ano concluímos todas as obras do projeto inicial”.

No rosto de cada um dos 63 concluintes uma história de dificuldade, mas também de superação. Esse é o caso de Lucas Daniel Martins Fernandes, concluinte de Engenharia Mecânica. “O deslocamento diário de Mossoró pra cá foi o meu maior obstáculo”, reconheceu o estudante que concluiu Ciência e Tecnologia, em Mossoró, em 2015.2. “Aqui, as turmas são menores e o rendimento é melhor. Os professores também são excelentes”, avaliou.

Jakson Silva,exemplo de superação ao ser concluinte laureado em C&T/Foto: Felipe Cafré

Natural de Campo Grande, no Rio Grande do Norte, o concluinte de C&T, Jakson dos Santos Silva, é outro exemplo de superação. Aos 29 anos, concluiu o bacharelado como aluno laureado. Negro, morador de uma pequena cidade do interior, reconhece que a Ufersa abriu uma nova opção de vida, com novos sonhos a serem conquistados. “A meta agora é concluir o curso de Engenharia Elétrica. Esse é não apenas o meu sonho, mas também o da minha família”, afirmou.

Sobre ser laureado como o melhor aluno do curso de Ciência e Tecnologia, ele diz que o segredo é a persistência. “Trago como base a família e os amigos. Se cair levanta, nunca desanimar nem desviar o foco, seguir em frente é o segredo”, aconselhou. Para o bacharel em C&T, a Ufersa Caraúbas muda a realidade de muitos jovens que optam por estudar no campus. “A Ufersa foi a minha primeira oportunidade de ingresso num curso superior e que eu abracei de imediato, tanto pelo conceito como universidade, quanto pelos profissionais que aqui estão. A Ufersa foi a minha melhor escolha”, confessou Jakson Silva.

Alexandre Júnior, orador das turmas, expressou de forma descontraída toda a trajetória vivenciada pelos concluintes até o dia especial da formatura/Foto: Felipe Cafré