Não basta formar, tem que incluir

Estudante, Formatura 4 de outubro de 2018. Visualizações: 1999. Última modificação: 04/10/2018 17:00:35

63 novos profissionais que a Ufersa Caraúbas, fruto da expansão territorial da Universidade, coloca no mercado de trabalho/Foto: Felipe Cafre

Há bem pouco tempo quem imaginaria uma Colação de Grau de uma universidade federal, localizada no Médio Oeste Potiguar, em plena Região do Semiárido, formando profissionais e incluindo segmentos da população que antes não tinham a oportunidade de acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade. Nessa última terça-feira, 02, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Caraúbas, deu exemplo de inclusão durante a solenidade de formatura de 63 novos graduados. São Bacharéis em Ciência e Tecnologias, Engenheiros Civis, Elétricos e Mecânicos e, Licenciados em Letras Libras, sendo essa a primeira turma de professores a colar grau nessa especialidade de ensino. A Ufersa Caraúbas é a única Universidade fora dos grandes centros do país a oferecer o curso superior de Libras, bem como a única no interior da Região Nordeste.

A expansão territorial da Ufersa é por si só um grande exemplo de inclusão ao possibilitar maior oportunidade de acesso dos jovens ao ensino superior. Dentro desse contexto maior, a solenidade da última terça-feira revelou exemplos do poder transformador da educação para a vida de jovens, na sua maioria, provenientes de classes sociais financeiramente menos favorecidas, bem como de pessoas que optaram pela educação para firmar a sua existência perante a sociedade. São surdos, transexuais, negros e tantas outras minorias que rompem a barreira da exclusão e conquistam com muito esforço o que lhes é de direito, a educação superior.

Ebson Gomes será nomeado em breve professor da Ufersa/Foto: Felipe Cafré

DE ESTUDANTE A PROFESSOR – É comum ex-estudantes retornarem a sua universidade para assumir o cargo de professor. Porém, receber o diploma de graduação e já ter garantida a vaga de professor por meio de concurso público é fato inusitado. O recém-licenciado em Letras Libras, Francisco Ebson Gomes de Souza, conquistou tal proeza. Graduado em Tecnologia e Rede de Computadores pelo Instituto Federal do Ceará e com especialização em Libras, o cearense de Canindé é um dos concluintes do curso de Letras Libras, e, recentemente, foi aprovado em concurso público para professor efetivo da Ufersa Caraúbas no curso que se formou. “Vivenciar esse momento da formatura já com a certeza que vou trabalhar nessa universidade é um marco e algo indescritível para mim”, revelou o professor que aguarda posse nos próximos dias como docente da Ufersa.

“Cheguei aqui com uma trajetória de vida difícil, foram muitos os desafios. Hoje, tudo se resume num misto de sentimentos como alegria, perseverança, gratidão a tudo que vivenciei aqui na Universidade”, avaliou o professor que, paralelo com a segunda graduação em Libras, cursou Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino, o Posensino, parceria da Ufersa, UERN e IFRN.