Ufersa estreita parcerias com universidades cubanas

Pesquisa 27 de setembro de 2018. Visualizações: 1670. Última modificação: 27/09/2018 08:28:48

O Instituto de Biotecnología de las Plantas (IBP), na cidade de Santa Clara, foi um dos locais visitados pelos pesquisadores da Ufersa/Foto: Cedida

Os professores Daniel Valadão Silva, Aurélio Paes Barros Junior e Glauber Henrique de Sousa Nunes docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGF), juntamente com o pesquisador da EMBRAPA, Fernando Antonio Souza de Aragão, colaborador do PPGF, estiveram entre os dias 17 e 23 de setembro em Cuba. A missão dos pesquisadores é voltada para trabalho referente à internacionalização do Programa. Durante a missão foram visitadas 07 diferentes instituições de ensino e pesquisa cubanas.

Durante a viagem a Cuba pesquisadores da Ufersa discutiram parcerias na área da fitotecnia/Foto: Cedida

Durante toda a visita, os docentes foram acompanhados pelo Pesquisador da Universidad De La Habana Dr. Eduardo Alfonso Ortega Delgado, que esteve em Mossoró ministrando um curso de Fisiologia Vegetal, na Pós em Fitotecnia, em Agosto de 2017. A missão iniciou-se na Universidad De La Habana, onde ocorreu as apresentações das instituições e conversas com pesquisadores visando parcerias em futuras pesquisas. Em seguida, ocorreu visita ao Laboratorio Fisiología Vegetal da Facultad de Biología e encontro com estudantes de pós-graduação da Instuição, onde foram apresentadas informações sobre as pesquisas realizadas no PPGF da Ufersa.

Os docentes visitaram ainda o Instituto Nacional de Ciências Agrícolas (INCA), a Universidad Agraria de La Habana (UNAH), o Instituto de Investigaciones en Fruticultura Tropical (IIFT), o Instituto de Ciencia Animal (ICA) e o Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria (CENSA), além da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (UCLV) e Instituto de Biotecnología de las Plantas (IBP) na cidade de Santa Clara. Em todas as instituições, os docentes foram recebidos pelos diretores e pesquisadores que demonstraram interesse em estabelecer convênio de pesquisa com a Ufersa. Além disso, foram iniciadas tratativas para o intercambio de alunos e professores entre os países.

A missão cumpriu seus objetivos ao divulgar os cursos de graduação e de pós-graduação da Ufersa/Foto: Cedida

O coordenado do PPGF, Professor, Daniel Valadão, destacou a importância desse tipo de ação para a divulgação internacional da Ufersa. “Ficamos muito felizes com a recepção e hospitalidade de todas as instituições visitadas. A missão cumpriu seus objetivos, como a divulgação dos cursos de graduação, de pós-graduação e dos periódicos da nossa Universidade, bem como encaminhamos convênios com sete diferentes instituições cubanas com atividades de ensino e pesquisa na área de ciências agrárias”, afirmou.

Para o professor Aurélio Paes, vice-coordenador do PPGF e editor-chefe da Revista Caatinga, “os impactos da divulgação dos periódicos científicos publicados pela Ufersa no exterior, estabelece possíveis parcerias com os periódicos cubanos com as revistas da Universidade. Além disso, é real a possibilidade de intercambio de revisores e editores cubanos e brasileiros entre seus periódicos. Além disso, como maneira de aumentar a visibilidade internacional da Revista Caatinga”. O editor chefe d Revista Caatinga comunicou que nesse primeiro momento, a Revista não irá cobrar nenhuma taxa de submissão e publicação dos pesquisadores cubanos as quais instituições tiverem convênios assinados com a Ufersa.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa, Jean Berg Alves da Silva, destacou que a internacionalização é um processo necessário para os programas de pós-graduação que almejam a excelência, e a Fitotecnia vem fazendo esse dever de casa, visitas técnicas como esta a Cuba projetam ainda mais o PPGFITO no cenário internacional, passando a um papel de protagonista no desenvolvimento científico na área vegetal de regiões semiáridas.