Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq passa a contar com representante da Ufersa

Pesquisa 27 de setembro de 2018. Visualizações: 2177. Última modificação: 27/09/2018 10:02:24

Professor Vander Mendonça, da Ufersa, é um dos 300 pesquisadores que compõem o Comitê de Assessoramento do CNPq/Foto: Cedida

Em reunião do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizada em Brasília, o professor Vander Mendonça, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa, foi escolhido para compor o Comitê de Assessoramento de Agronomia (CA-AG), com mandato de três anos para o período de 01/10/2018 a 30/06/2021.

Com a função de analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos, o CNPq conta com o apoio de vários de pesquisadores que constituem sua Assessoria Científico-Tecnológica. Esses pesquisadores, individualmente ou em grupos, têm atribuições específicas e atuam de acordo com suas especialidades.

São mais de 300 pesquisadores que compõem o Comitê de Assessoramento, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

Segundo o professor, fazer parte deste Comitê será um desafio para sua carreira. “Muito me honra fazer parte deste Comitê representando a UFERSA neste órgão do CNPq tão importante para a pesquisa, para a formação de recursos humanos e desenvolvimento do país”, relata o professor Vander. As atividades dos novos membros do Comitê já se iniciam em outubro, com 1ª Reunião: 29 de outubro a 01 de novembro de 2018 em Brasília – para julgamento da Chamada Universal 28/2018 e 2ª Reunião: 19 a 23 de novembro de 2018 – para Julgamento das Chamadas de bolsa PQ e de bolsas Especiais no país e no exterior.