Inscrições abertas para o XXIV Seminário de Iniciação Científica da Ufersa

Estudante, Pesquisa 25 de setembro de 2018. Visualizações: 3327. Última modificação: 25/09/2018 15:25:41

Estão abertas as inscrições para o XXIV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que acontece nos dias 27 a 29 de novembro no Expocenter, localizado no campus sede da Ufersa, em Mossoró. O evento contará com palestras, oficinas e apresentações orais e no formato de pôster dos bolsistas do programa. As submissões dos trabalhos seguem até o dia 26 de outubro e deverão ser realizadas pelos bolsistas ou seus orientadores no site do evento.

O seminário é o principal evento institucional de caráter científico, cujo propósito consiste em criar um ambiente de interlocução entre os pares e propiciar a divulgação das pesquisas cadastradas internamente, abrangendo discussões nas mais diversas áreas do conhecimento e oportunizando a apresentação de trabalhos científicos, por meio de um espaço especial para o fomento e socialização das pesquisas de Iniciação Científica (IC). “A Iniciação Científica é o primeiro passo para seguir a carreira acadêmica e é quando o aluno aprende os princípios básicos do desenvolvimento das pesquisas como métodos científicos e questões de ética na ciência”, destaca o professor José Luís Novaes, Coordenador Institucional de Iniciação Científica da Ufersa.

Atualmente, a Ufersa possui em seu programa de Iniciação Científica 219 bolsas, sendo que destas, 110 são pagas com recursos próprios através do Programa de Iniciação Científica Interno (PICI), 103 são concedidas pelo CNPQ, através do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e 06 também são concedidas pelo CNPQ na modalidade de Iniciação Tecnológica (PIBITI). Somente com o pagamento das bolsas tem-se um investimento total de mais de um milhão de reais por ano.

“O SEMIC é um momento especial para compartilhar ideias e criar oportunidades de interação para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas”, afirma a professora Thaiseany Rego, uma das organizadoras do evento. A expectativa para a edição 2018 do seminário é de um público de aproximadamente 500 pesquisadores, bolsistas e orientadores, que irão mostrar os resultados de um ano de trabalho, divulgando à comunidade acadêmica os avanços obtidos com as suas pesquisas.

Troféu de Mérito Institucional concedido pela 15ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – 2017 durante 70ª Reunião Anual da SBPC. Foto: Cedida.

PRÊMIO DESTAQUE EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPQ –  A Ufersa recebeu do CNPQ o prêmio de instituição Destaque em Iniciação Científica 2017, prêmio concedido à instituição que proporcionalmente consegue formar o maior número de egressos do seu programa de iniciação científica em cursos de mestrado ou doutorado num período de 10 anos, o que reflete a qualidade do programa de iniciação científica da Ufersa. “Este destaque é reflexo do trabalho conjunto dos envolvidos na Iniciação Científica, especialmente dos docentes que compõem o Comitê de Iniciação Científica (CIC), que se dedicam para melhorar cada vez mais não só o SEMIC, mas todo o programa de Iniciação Científica da Ufersa”, afirma o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Jean Berg Alves da Silva.

Conheça os projetos de pesquisa da Ufersa.

Saiba quem são nossos bolsistas de Iniciação Científica.