Ufersa firma convênio com Universidade de Buenos Aires na área de Ciência Animal

Internacionalização 24 de setembro de 2018. Visualizações: 1361. Última modificação: 25/09/2018 10:26:59

Dra. Joyce Magalhães (proprietária da clínica Bichos e Mimos, em Teresina), professora Valéria Veras de Paula (Ufersa) e professor Pablo Otero (UBA) durante curso de anestesia Locorregional em cães e gatos, realizada no ano passado em Recife. (Foto: Cedida).

A Universidade Federal Rural do Semiárido oficializou mais um convênio internacional. Desta vez, com a Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina. A parceria se deu a partir do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Ufersa e foi intermediada pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade e pela professora Dra. Valéria Veras de Paula, docente do programa e do Departamento de Ciências Animais.

Segundo a professora, o convênio tem como objetivos o desenvolvimento entre as duas instituições, promovendo a mobilidade acadêmica, mobilidade docente de curta duração para ministrar palestras, participar de pesquisas, realizar projetos e pesquisas conjuntas de interesse comum, facilitar informações entre as instituições sobre planos de estudos, materiais educativos e resultados de pesquisas. A parceria entre as universidades teve início após a participação da professora em um curso de Anestesia Locorregional em 2017, na cidade de Recife, ministrado pelo professor Pablo Otero, médico veterinário, professor Titular da Cátedra de Anestesiologia e algiologia na Faculdade de Ciências Veterinárias de Buenos Aires e Doutor pela Universidade de Buenos Aires e Universidade Complutense de Madrid, na Espanha.

O docente é reconhecido internacionalmente como um ícone na área da anestesia locorregional. Desta forma, a professora Valéria Veras de Paula, que também pesquisa na área de anestesiologia veterinária, convidou o professor Pablo para firmar um acordo de cooperação em pesquisa por meio do desenvolvimento do Projeto Bloqueio paravertebral e ovárico guiados por ultrassom em jumentas submetidas à ovariectomia. “O objetivo principal deste estudo é desenvolver uma técnica de anestesia capaz de promover anestesia e analgesia adequadas para a cirurgia de ovariectomia, e que o animal permita a realização desta cirurgia em estação (em pé). Isto facilitaria a castração de fêmeas em vários santuários distantes que não possuem hospitais veterinários e, desta forma, poderíamos realizar o controle populacional destes santuários com uma técnica anestésica que também promova o bem-estar dos animais”, explica a docente.

O convênio, que foi assinado em 2017, já está gerando frutos. Em novembro próximo, a mestranda Kalyne Oliveira, do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Ufersa, irá realizar um estágio no setor de cirurgia do hospital veterinário da UBA. No próximo ano, a professora Valéria pretende passar uma curta temporada no serviço de anesteisologia veterinária da UBA para conhecer como as atividades são desenvolvidas. Também, como perspectiva do convênio, está sendo organizada a vinda do professor Pablo Otero à Ufersa para ministrar uma disciplina na Pós-graduação em Ciência Animal, juntamente com a professora Valéria.

SOBRE O PPGCA – O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Ufersa iniciou suas atividades no ano de 2006 oferecendo o Mestrado Acadêmico em Ciência Animal, em 2010, teve o curso de Doutorado aprovado, iniciando as aulas em 2011 no Doutorado Acadêmico. O programa tem como principal enfoque os problemas do Semiárido. Profissionais graduados em Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Biologia e demais áreas afins têm a oportunidade de receber uma formação capaz de ampliar sua capacidade de pensamento crítico técnico-científico, social e ambiental.

Conheça mais sobre os programas de pós-graduação da Ufersa.