Caraubaja também pronta para as competições da SAE Brasil

Estudante 21 de setembro de 2018. Visualizações: 2341. Última modificação: 21/09/2018 08:55:03

Na construção do novo veículo foram utilizados materiais mais leve e o protótipo também passou a contar com um design mais arrojado/Foto: Cedida

A Equipe Caraubaja SAE da Ufersa Caraúbas também se prepara para a SAE Brasil. Esse ano será com o protótipo Severo, apresentado essa semana para a comunicade acadêmica. O novo protótipo competirá nas as provas do BAJA SAE – Etapa Nordeste, nos dias 19, 20 e 21 de outubro em Salvador – BA. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido participará da seletiva regional com duas equipas: a Cactus Baja, de Mossoró e, a Caraubaja, da Ufersa Caraúbas. Para a construção do novo veículo foram utilizados novos matérias, além disso, o novo protótipo conta com um design mais arrojado, uma melhor ergonomia, maior resistência mecânica e uma melhor capacidade trativa e de superar obstáculos.

Equipe se diz confiante com a resistência do protótipo Severo/Foto: Cedida

O capitão da equipe, Bruno Cristian, se mostra confiante com o novo protótipo. “Após a nossa última competição o nacional 2018, percebemos que o primeiro protótipo tinha muito espaço para melhorias. Então, resolvemos fabricar um novo onde focamos em um design mais arrojado, melhor ergonomia, aplicação de novos materiais, melhoria na capacidade de superar obstáculos, redução de massa, maior resistência mecânica, enfim, conseguimos reduzir em 20% do peso comparado ao nosso antigo carro, melhorando a relação peso/potência do veículo”, afirmou o capitão Cristian.

Batizado de “Severo” por significar dureza e resistência, o novo veículo ganhou esse nome por também ser uma homenagem ao primeiro capitão da equipe e que fez parte de fundação, Ruthenio Severo. Além da apresentação do carro, a noite também foi de agradecimento e confraternização. A equipe ressaltou a importância dos 21 patrocinadores que acreditam no projeto e também o apoio que recebe dos pais, amigos e da instituição para fazer bonito com o Baja.