Projeto Boas Práticas Sustentáveis recebe crianças na Ufersa para programação pelo Dia da Árvore

Responsabilidade Social 20 de setembro de 2018. Visualizações: 1458. Última modificação: 21/09/2018 09:12:09

Estudantes conhecem o Setor de Mudas da Ufersa/Foto: Felipe Cafre

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado pelo calendário comemorativo no 21 de setembro, o projeto de extensão “Boas Práticas Sustentáveis: Integrando Escolas e Universidade”, recebe no viveiro de mudas da Ufersa um grupo de 40 crianças e jovens atendido pelo projeto para produzir mudas nativas da caatinga e participar de dinâmica no Bosque de Juazeiros da Universidade.

O projeto de extensão “Boas Práticas Sustentáveis: Integrando Escolas e Universidade” tem como objetivo principal compartilhar o conhecimento científico-tecnológico de ações de sustentabilidade, produzido na UFERSA, com as crianças e jovens do ensino fundamental, atendidas pela Fundação Casa do Caminho e pela Escola Estadual José de Freitas Nobre.

As ações de sustentabilidade incluem, por exemplo, a produção de mudas de plantas nativas da caatinga e técnicas adequadas de arborização; uso eficiente da água e técnicas de tratamento e reuso de água; eficiência energética e energia solar fotovoltaica e gestão adequada de resíduos sólidos.

Mudas de plantas nativas que são distribuídas na Ufersa/Foto: Felipe Cafre

O projeto de extensão “Boas Práticas Sustentáveis: Integrando Escolas e Universidade” tem duração de 12 meses, é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e para conduzir as práticas e visitas técnicas, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por oito servidores e 10 discentes de graduação e pós-graduação da Ufersa.

Também para marcar a passagem do Dia da Árvore, o Setor de Mudas da Ufersa, numa parceria com o Programa de Extensão Hortas para o Ensino Fundamental, estará recebendo a visita de estudantes de três escolas de Mossoró. As visitas vão acontecer nos turnos manhã e tarde e as crianças vão conhecer o Espaço Hortland (terra das hortaliças), onde os estudantes cultivam uma horta orgânica e o pomar da Ufersa. Na ocasião, haverá distribuição de mudas nativas para as crianças plantarem em casa em comemoração ao Dia da Árvore.

No Brasil, o dia da árvore é comemorado na véspera da primavera, em 21 de setembro. A professora Diana Lunardi ressalta a importância da data e, consequentemente, a iniciativa do projeto que tem por objetivo despertar a sociedade para a valorização das áreas arborizadas e para os serviços por elas prestados. Árvores fornecem sombreamento, alimento, abrigo a muitas espécies animais, além de ajudar na redução de altas temperaturas. As árvores também retêm parte da poeira dispersa no ar, contribuem para a saúde do solo, para a biodiversidade e capturam gás carbônico, minimizando os efeitos do aquecimento global.

Projeto Boas Práticas Sustentáveis organiza programação em alusão ao Dia da Árvore 2018 | Foto: Felipe Cafrê/Assecom/Ufersa