Estudantes de Tecnologia da Informação Pau dos Ferros estreiam em Maratona de Computação

Estudante, Extensão 20 de setembro de 2018. Visualizações: 2076. Última modificação: 20/09/2018 08:43:36

Das 16 equipes participantes da Maratona de Computação realizada em Juazeiro do Norte, no CE. 04 eram da Ufersa Pau dos Ferros/Foto: Cedida.

Estudantes do Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros, participaram da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará. A Maratona Regional contou com a participação de 16 equipes, sendo 4 equipes da Ufersa Pau dos Ferros, estreantes em competições.

A Maratona visa promover nos estudantes a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas nas linguagens de programação C, C++, Java e Phyton. As equipes foram compostas pelos alunos Tiago Eugenio Andrade Pinheiro, Francisco Renato Pinheiro, Taísso Reni De Souza Melo (I); Daniel da Silva Alves, Aramis Lins Barreto Neto, Hygor Italo Ferreira Terto (II); Emanuel Bruno Duarte de Morais, Fernando Dutra Ribeiro, José Mateus Porfírio Neves (III) e, Igor Sthaynny Costa do Nascimento, Zacarias Pereira de Souza Neto, Chrystian Alexander Cruz Patriota (IV); acompanhados pelo coaches, os professores Felipe Torres e Reudismam Rolim, do Departamento de Engenharias e Tecnologia. A Maratona consiste na resolução de treze problemas num prazo máximo de 5 horas.

“O objetivo é habilitar o aluno para a prática da programação. Participar de uma competição que acontece simultaneamente em todo o país os motiva a desejarem conseguir objetivos maiores para suas carreiras profissionais ainda enquanto estudantes.”, exemplificou o professor Felipe Torres. A pontuação da equipe é feita a partir do menor tempo gasto e da solução correta dos algoritmos produzidos.

A equipe da Ufersa faz parte do Projeto de Extensão “Pré-Algoritmos”, apoiado pelo Edital AAMEG/PROGRAD, que tem como uma das finalidades treinar os alunos na resolução de problemas de programação. O projeto é coordenado pelos professores Felipe Torres Leite, Reudimam Rolim de Sousa e Ádller de Oliveira Guimarães. Os alunos interessados em participar da Maratona no próximo ano podem entrar em contato com um dos professores para obterem mais informações sobre a competição.

Esse ano a fase regional teve uma competição acirrada, pois os sete primeiros colocados resolveram o mesmo quantitativo de problemas e as posições tiveram de ser decididas nos critérios de desempate. O resultado foi comemorado por ser a primeira participação de equipes do campus nesta competição. O resultado geral da maratona está disponível em bombonera.org/score2018f1/score