Campanha arrecada livros

Extensão, Responsabilidade Social, Serviços 20 de setembro de 2018. Visualizações: 961. Última modificação: 20/09/2018 11:10:32

Os livros poderão ser entregues até o dia 25 de outubro, na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, na Ufersa Mossoró.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido por meio do Projeto de Extensão Atendimento Educacional Especializado para Crianças em Abrigos ou/e em Processo de Adoção, realiza campanha para a arrecadação de livros literários e paradidáticos. O público é crianças e adolescentes. A ideia é constituir acervo de obras para os espaços de estudos das instituições de acolhimento de crianças e adolescentes localizadas no município de Mossoró. Os livros estão sendo arrecadados até o dia 25 de outubro, na Secretaria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas – CCSAH, no Campus Central da Ufersa, em Mossoró.

Para a coordenadora do Projeto, a professora Ana Gabriela Seal, torna-se necessário reconhecer que o acesso aos livros é um passo crucial na formação do leitor e contribui de forma significativa para a consolidação da alfabetização de crianças e adolescentes. Ainda segundo a professora, manter um acervo fixo de obras literárias e de paradidáticos nas casas de acolhimento aparece como um fator bastante relevante para gerar interesse e autonomia leitora com aqueles que terão contato com esses materiais.

Ana Seal explica que além de arrecadar os livros, o Projeto irá auxiliar no trabalho dos profissionais e voluntários das instituições nas atividades educativas. “A pretensão é organizar os espaços e muní-los com livros, jogos, materiais didáticos e pedagógicos, como também torná-lo atraente e aconchegante”, frisa a professora. O Projeto articula as ações da Universidade com órgãos da Prefeitura de Mossoró, com a Promotoria da Infância e Universidade, bem como com o Grupo de Apoio à Adoção (Grupo AFETO) da cidade de Mossoró, contribuindo para uma abordagem interdisciplinar de extensão.

“A nossa proposta pretende atender crianças e adolescentes que por diversos fatores não possuem referencial de leitor em suas próprias casas, ou mesmo não foram contemplados com a importante influência familiar para a constituição de sua identidade e autonomia enquanto leitor e escritor, incorrendo muitas vezes em dificuldades de aprendizagem da escrita alfabética e da leitura”, explica Ana Seal.

Após a arrecadação dos livros e organização dos ambientes de leitura, o Projeto de Extensão irá realizar acompanhamento pedagógico e aulas de reforço para as crianças e adolescentes assistidos pelas instituições, bem como com a promoção de atividades lúdicas de leitura e produção de textos. “Nesta ação será relevante a promoção de rodas de discussões/debates/socializações como também visitação de espaços públicos nos quais as ações de ler e escrever serão primordiais”, frisa a professora da Ufersa.