Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido tem desigualdades sociais como tema em 2018

Extensão 19 de setembro de 2018. Visualizações: 1621. Última modificação: 25/09/2018 14:55:32

De 16 a 19 de outubro de 2018 acontecerá o maior evento de popularização da ciência do interior do Estado, a Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Esse ano o evento traz como tema Ciência para redução das desigualdades.

Assim como em anos anteriores, “a Semana trará uma série de atividades abertas ao público”, explica o coordenador do evento, Prof. Felipe Ribeiro, “uma grande oportunidade para conhecer a ciência feita na região e no mundo, mas também de entender a importância da ciência para a sociedade”.

A Semana começará com o Portas Abertas que “recebe anualmente mais de 1.000 pessoas para conhecer as instalações e oportunidades de graduação e pós-graduação da Ufersa, de acordo com a Profa Ana Carla Bezerra, coordenadora da atividade.

Assim como em 2017, o evento contará com o II Festival de Invenção e Criatividade, em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. No festival inventores de produtos ou metodologias criativas podem apresentar suas invenções na mostra interativa.

A abertura da Semana será na terça-feira, dia 16 de outubro, a partir das 19h no auditório Amâncio Ramalho e contará com apresentação de teatro científico do grupo Os Reagentes, coordenado pelo Prof. Francisco Souto do campus de Angicos.

A seguir teremos a palestra com o Prof. Aécio Candido, doutor em sociologia, egresso da casa e Ex-Vice-Reitor da UERN.

Na quarta-feira, contaremos com o início das exposições do FIC e da Feira de Ciências do Semiárido, que esse ano realiza sua oitava edição. Além disso, teremos inúmeras palestras e oficinas com especialistas da região e de todo o Brasil.

A Semana ainda contará com o Festival de Curtas, esse ano aberto ao público infantil e com o Minuto Ciência que veiculará vídeos sobre o tema nas redes sociais.

Nos próximos dias, estaremos em Brasília no Seminário da SNCT para discutir os detalhes e receber as últimas orientações do MCTIC, ressalta Natalia Rocha, Vice-Coordenadora do evento, temos muito trabalho pela frente ainda até o dia 16 de outubro, e estamos inclusive preparando uma série de surpresas para a programação.

Contamos muito com a comunidade acadêmica para o sucesso do evento, reforça a Profa. Celicina Azevedo, professora aposentada da UFERSA mas ainda na ativa com as ações de popularização da ciência. Os professores e servidores técnicos-administrativos são fundamentais para os portas abertas, FIC e oficinas durante a semana, além da avaliação de trabalhos na Feira de Ciências, relata Cristiane Carvalho, coordenadora da Feira de Ciências do Semiárido. As inscrições para participar apresentando atividades, inscrevendo seus filhos e filhas no Festival de Curtas e também para ser voluntário na organização do evento já estão abertas.

Maiores informações sobre a Semana.

Acesso aos formulários de inscrição de atividades e participação:

Quero ser voluntário na organização da Semana

Quero participar da mostra interativa do Festival de Invenção e Criatividade do Semiárido

Quero ser avaliador de trabalhos da VIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar

Quero inscrever o documentário no III Festival Curtas Ciência do Semiárido

Quero ministrar oficina para os participantes do evento

Quero inscrever laboratório para receber alunos no Portas Abertas

Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Edição 2017 da feira de Ciência/Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa