Pronto para largada

Estudante, Extensão 17 de setembro de 2018. Visualizações: 1182. Última modificação: 17/09/2018 09:06:42

O novo CB19 tem a resistência do veículo como grande diferencial para as provas regional e nacional da SAE Brasil deste ano/Foto: Passos Júnior

A equipe Cactus Baja da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com tudo pronto para às competições regional e nacional do Programa Baja SAE Brasil. Será com o protótipo CB19, apresentado a comunidade acadêmica na noite da última sexta-feira, 15, no Auditório Amâncio Ramalho. A equipe Cactos Baja é formada por 24 estudantes dos cursos das engenharias mecânica e elétrica e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. O estudante Albeni Gurgel é o atual capitão da equipe. O CB19 tem como grande diferencial a resistência o que garante a capacidade de superar dificuldades. O novo protótipo é resultado da experiência de 07 anos do Cactus Baja na Universidade. Nesse período, mais de 200 estudantes já tiveram a oportunidade de participar do Projeto na Ufersa.

Professor Zoroastro Vilar/Coordenador do Projeto cactus Baja/Foto: Passos Júnior

“O Cactus Baja é muito mais que construir um carro, envolve pesquisa, extensão, ensino e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou o professor Zoroastro Torres Vitor, coordenador do Projeto. Na ocasião, o professor agradeceu o apoio dado pelos familiares dos futuros engenheiros, bem como da instituição. “Como projeto de extensão realizamos e despertamos sonhos, sonhos de criança, de construir, pilotar e se tornar-se um engenheiro”, ressaltou, acrescentando que “a Universidade ao adotar o Cactus Baja dá uma contribuição importante. Não temos uma equipe que brinca de fazer carrinhos, temos uma equipe de engenheiros qualificados”, afirmou.

Reconhecendo o esforço de toda a equipe o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, desejou sucesso aos estudantes. “É um orgulho para os familiares e também para à Universidade vê estudantes tão envolvidos num projeto, desejo também muito sucesso nas competições e na profissão escolhida por cada um de vocês”, afirmou. As competições da SAE Brasil se dão com duas provas, sendo uma estática para avaliar o projeto e a segurança do carro e a outra dinâmica que avalia a capacidade do veículo em movimento (corrida).

Albeni Gurgel,Capitão da equipe/Foto: Passos Jr

CAPITÃO – Há 3 anos e meio na equipe, o capitão Albeni Gurgel fez questão de apresentar nominalmente os 24 integrantes da Cactus Baja. Segundo ele, desde a primeira competição, em 2012, a equipe da Ufersa evolui a cada ano nas competições da SAE Brasil. “Nosso foco é representar a Ufersa nas competições regional, nacional e até internacional”, frisou. O capitão se mostrou otimista para os desafios. No ano passado, com o CB18, a equipe da Ufersa conquistou a terceira colocação na competição regional e, a quinta colocação na competição nacional da SAE Brasil já nesse ano. “O CB19 é mais leve e mais resistente o que nos torna o carro mais competitivos nas provas”, afirmou. A nova versão do Cactus Baja pesa 160 Kg e pode atingir uma velocidade de 50 km/hora.

A próxima prova regional está prevista para o dia 19 de outubro, em Salvado, e a prova nacional entre os meses de fevereiro e março de 2019, em São José dos Campos, em São Paulo. Os três primeiros colocados na competição nacional irão representar o Brasil na competição internacional nos Estados Unidos. Ao participar do Programa Baja SAE Brasil coloca em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando atividade prática antes do ingresso no mercado de trabalho.