Ciência da Computação participa da Maratona de Programação

Ensino 17 de setembro de 2018. Visualizações: 2464. Última modificação: 17/09/2018 16:57:10

Na segunda participação dos estudantes equipe da Ufersa conquista a quarta colocação na Maratona de Computação/Foto: Cedida

Estudantes do Bacharelado em Ciência da Computação da Ufersa obtiveram a quarta colocação na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada no último sábado, 15, em Natal. A maratona regional contou com a participação de 14 equipes. Essa foi a segunda participação dos estudantes da Ufersa. A  Maratona visa promover nos estudantes a criatividade, o trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas nas linguagens de programação C++, Java e Phyton. A equiperumo ao HEXADecimal da Ufersa é composta pelos alunos  Francisco Lázaro Vieira Gurgel (capitão da equipe), Alexandre Jales Dantas Filho e Antônio Madson Rocha,  acompanhados pelo coaches, os professores Leiva Casemiro Oliveira e Leandro Carlos de Souza, do departamento de Computação.

A maratona consiste na resolução de treze problemas num prazo máximo de 5 horas. “Os estudantes recebem a discrição dos problemas e devem decodifica-los e apresentar as respectivas soluções aos juízes”, exemplificou o professor Leiva Casemiro. A pontuação da equipe é feita a partir do menor tempo gasto e da solução correta dos algoritmos produzidos.

A equipe da Ufersa faz parte do Grupo de Estudos de Programação (GEP), apoiado pelo Edital AAMEG/PROGRAD, que tem como uma das finalidades treinar os alunos na resolução de problemas de programação para competirem na Maratona. O GEP é coordenado pelos professores Leandro Carlos de Souza, Danielle Simone da Silva Casillo, Flávia Estélia Silva Coelho, Paulo Gabriel Gadelha Queiroz e Leiva Casemiro Oliveira. Os alunos interessados em participar da Maratona no próximo ano podem entrar em contato com um dos professores para obterem mais informações sobre a competição.

Esse ano a fase regional teve uma competição acirrada, pois os quatro primeiros colocados resolveram o mesmo quantitativo de problemas e as posições tiveram de ser decididas nos critérios de desempate. O ótimo resultado foi comemorado ainda mais pela equipe por ter subido uma posição em relação ao resultado da Ufersa no ano passado. O resultado geral da maratona está disponível em bombonera.org/score2018f1/score