Programas levam universitários da Ufersa à prática pedagógica

Estudante 11 de setembro de 2018. Visualizações: 1222. Última modificação: 11/09/2018 13:58:19

Bolsistas dos Programas Residência Pedagógica e Pibid da Ufersa iniciam as atividades 2018-2020/Foto: Diego Faria

Estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão poder desenvolver à prática pedagógica em sala de aula. Nesta terça-feira, 11, foi dado início as atividades dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. Juntos, totalizam recursos na ordem de R$ 3,1 milhões para o pagamento de bolsas para universitários, supervisores e coordenadores. “São programas importantes que além de contribuir para a melhoria da educação também garantem a permanência dos estudantes na Universidade”, considerou o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, ao participar do lançamento dos Programas. A solenidade reuniu bolsistas e profissionais que vão atuar em escolas situadas em Mossoró e região. Os valores aprovados são os maiores no âmbito da Universidade.

Prof. José Erimar, coordenador do Residência Pedagógica na Ufersa/Foto: Diego Faria

Para o coordenador do Residência Pedagógica, professor Erimar dos Santos, o Programa integra a nova política de formação de professores com os universitários vivenciando a prática da sala de aula numa escola pública. “A proposta é aperfeiçoar a formação dos licenciados com teoria e pratica”, explicou. Com o Programa Resid~encia Pedagógica estão sendo contempladas 13 escolas da rede pública, totalizando 120 bolsistas e mais 27 estudantes voluntários, distribuídos em 05 núcleos. Participam do Residência Pedagógica estudantes dos cursos Educação do Campo, Computação e Informática, Letras Inglês e Matemática. O período de vigência é de 18 meses com validade até janeiro de 2020. Para o pagamento dos bolsistas o montante investido será de 1,2 milhão.

Profa. Socorro Batista, coordenadora do Pibid na Ufersa/foto: Diego Farias

Já o Pibid da Ufersa contempla 19 escolas públicas, totalizando 240 universitários dos cursos de Informática, Licenciatura do Campo, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Pedagogia e Química. Para o pagamento das bolsas estão sendo destinado R$ 1,9 milhão. O tempo de duração do Pibid também é de 18 meses. Para a coordenadora do Pibid, professora Maria do Socorro Batista, o Programa tem como objetivo contribuir com a formação dos estudantes ao inserir os licenciados no cotidiano da escola. “Um programa importante que possibilita a articulação entre teoria e prática no processo de formação dos professores”, afirmou.

Ao se dirigir aos novos bolsistas, o vice-reitor Domingues Fontenele, ressaltou a importância da aproximação da Universidade com as escolas públicas. “Espero que vocês aproveitem o máximo, pois os bons resultados vão garantir a continuidade do Pibid e da Residência Pedagógica”, ressaltou, alertando que o desempenho deles pode refletir de forma positiva na recuperação dos índices de desempenho das escolas.  Para a professora Ludimila Serafim, diretora Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas, os Programas têm importância ao possibilitar a qualificação e o aperfeiçoamento de futuros professores. “Vejo como uma proposta de afirmação e comprometimento com a docência” considerou.

Glenda Silva, de bolsista à supervisora/Foto: Diego Farias

Para a professora de matemática, Glenda de Souza Silva, ex-bolsista do Pibid, vivenciar a realidade do ambiente escolar foi de grande importância para a sua formação como professora. “A experiência em sala de aula é muito gratificante, principalmente ter oportunidade de exercer a prática pedagógica”, afirmou. O Pibid proporcionou a Glenda outras atividades como participar de oficinas, minicursos e até produzir artigos científicos. Hoje, já graduada em matemática, ela atua como supervisora dos bolsistas.

Quanto aos novatos eles estão otimistas para vivenciarem a experiência em sala de aula. Esse é o caso Maria José da Silva, da Licenciatura Educação do Campo. “Minha expectativa é para que eu possa adquirir novos conhecimentos para formação profissional e atuação como professora”, resumiu. A exemplo de Maria José, o bolsista da Residência Pedagógica, também da Licenciatura Educação do Campo, Aldefran da Silva, espera que o programa possibilite a vivência de sala de aula. “Acredito que a experiência profissional aproxime a realidade do nosso curso com a realidade da escola”, opinou o bolsista que vai atuar na das ciências naturais selecionando química, física e biologia. Já Cosme Lucas Souza Silva, bolsista do Pibid, pretende aprender ensinando. “As expectativas são as melhores. Creio que conviver no espaço da escola como profissional será de grande aprendizado”, afirmou.

Maria José/Bolsista Residência Pedagógica
Cosme Lucas/Bolsista Residência Pedagógica