Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Corrida da Ufersa reúne atletas profissionais e amadores

Esporte 3 de setembro de 2018. Visualizações: 1823. Última modificação: 04/09/2018 10:27:55

Mais de 300 atletas entre profissionais e amadores participaram da II Corrida da Ufersa ness domingo/Foto: Eduardo Mendonça

Uns com muita experiência, outros nem tanto e muitos que pela primeira vez encararam o desafio de uma corrida numa prova de 5 km. Com estes perfis, 300 atletas aproveitaram a manhã desse domingo, 02, participando da II Corrida da Ufersa, organizada pela Reitoria da Universidade, Assessoria de Comunicação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o curso de Engenharia de Produção e, mais de uma dezena de entidades parceiras. Paralelo à corrida, aconteceu também nas dependências da Universidade, a Ação Mais Social com a oferta de diversos serviços a comunidade interna e externa. Foram atividades voltadas para a saúde, lazer e bem estar, como oficinas, corte de cabelo, vacinação antirrábica, aferição da pressão arterial e medição de massa corpórea, além de atividades de dança e condicionamento físico.

Crianças participam da Oficina de Pintura/Foto: Giorgio Mendes

A Ação Mais Social contou ainda com a participação das crianças do Projeto Lapidando a Esperança, da comunidade Wilson Rosado, que deixaram sua comunidade e  vieram conhecer a Universidade. Durante toda a manhã, as 30 crianças desfrutaram de momento recreativo. Uma brinquedoteca foi organizada com pintura, colagem, desenhos, montagem, estória infantil, espiritualidade, tendo a paz como tema. Além disso, a participação do contador de história Adson, o andarilho de Mossoró. “A grandeza dessa ação é possibilitar as crianças momentos de diversão e lazer”, opinou a assistente social da Ufersa, Lúcia Silva, acrescentando que “são crianças que vivem em condição de vulnerabilidade social quem têm a oportunidade de brincar com conteúdo e  de conhecer a Ufersa”. Todo material utilizado nas oficinas foi doado pelo Rotary Club de Mossoró.

 “A corrida é uma ação de extensão que deu certo no ano passado e que este ano cresceu com a tendência de melhorar a cada ano”, afirmou o chefe do setor de comunicação da Ufersa, Carlos Adams. E no que depender do reitor, o professor José de Arimatea de Matos, a III edição já programada para 2019 será ainda maior. “Muito importante esse momento e para o próximo ano queremos mais corredores da Ufersa, inclusive, com sorteios de brindes para a comunidade acadêmica da Ufersa”, adiantou o professor ao desejar sucesso aos atletas. Este ano, ainda acontece no mês de novembro a II Corrida da Ufersa Caraúbas. Os alimentos arrecadados na corrida serão destinados a Liga Mossoroense de Combate e Estudos ao Câncer.

Corredores a postos, às 8 horas em ponto foi dada a largada. Cada atleta no seu ritmo, sem estresse e a consciência de que o mais importante é participar. A organização da II Corrida da Ufersa não deixou que nada faltasse para os participantes. Muita fruta e água gelada antes de depois da prova. Uma ambulância também de plantão para qualquer eventualidade. Animação e espírito esportivo não faltaram entre os atletas.

Sr. Casto, 69 anos, e muita disposição/Foto: Passos Júnior

ATLETAS EXTERNOS – Esse é o caso de Jurandir Fernandes Vieira, de 59 anos, que há oito meses decidiu correr. Ciclista há mais de 10 anos, pela segunda vez participa de uma corrida. “Uma excelente iniciativa por proporcionar integração entre os desportistas independente de idade”, opinou seu Jurandir que é servidor da Caern. Já Carla Cardoso veio estrear. “É a minha primeira vez, mas estou preparada para a prova”, disse animada. Ela é uma das integrantes de grupo com mais de 50 pessoas que veio de Assú só para participar da corrida da Ufersa.

Entre os veteranos, a corredora Fernanda Ferreira da Silva, que há mais de 30 anos participa de corridas de rua. A atleta já teve a oportunidade de fazer percurso de 30 km. “Essa prova resgata essa modalidade esportiva em Mossoró, antes tínhamos muitas provas, inclusive, aqui de dentro, na época da ESAM”, lembrou. Fernanda se considera a mais experiente atleta mossoroense em corrida de rua na ativa. “comecei a correr ainda crianças, com nove anos, mas infelizmente, nunca tive patrocínio para que eu pudesse me dedicar exclusivamente às provas”, lamentou. Prestes há completar 70 anos, Hermes de Castro Santos Júnior, não sente o peso da idade motivo para indisposição. O Sr. Castro, como é mais conhecido, traz muita experiência como atleta, inclusive, tendo participado da São Silvestre, em São Paulo. Há nove anos, ele aderiu à corrida como esporte. “Depois de um pico de pressão de 22×11, que quase me levou para o outro lado, correndo provo pra mim e para as pessoas mais novas que Deus existe. Essa é a mensagem que levo a cada prova que participo”, revelou. O Sr. Castro é o organizador de uma corrida que acontece em Mossoró há seis anos na toda sexta-feira da paixão, no período da Semana Santa.

Moisés Mark, um dos representantes da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

ATLETAS DA UFERSA – A corrida contou também com a participação de corredores da Universidade que aproveitaram o domingo para se exercitar. “Uma ideia muito bacana, pois promover a saúde e estimular a prática esportiva é sempre bom”, opinou Moises Mark Porcínio da Silva, que atua no Setor de Patrimônio. Essa foi à terceira participação de provas do servidor, embora estreante na Ufersa. Já o servidor Anibal Mascarenhas, tradutor e intérprete da Universidade, é mais experiente no assunto. Participou da primeira edição no ano passado e, costumeiramente, realiza caminhadas nas dependências do campus universitário. “Não tirei em primeiro lugar, mas a prova foi tranquila. O sol da manhã incomodou um pouco. O ambiente aqui é muito seguro”, considerou já garantindo a participação dele no próximo ano.

Primeiros colocados na II Corrida da Ufersa nas categorias masculino e feminino, interno e externo/Foto: Eduardo Mendonça

Confira abaixo a relação dos primeiros colocados:

Comunidade Interna (Masculino)

1º Gerlian Mesquita

2º Willione Pinheiro

3º André Moreira

Comunidade Interna (Feminino)

1º Ana Raquel

2º Naíra Maria

3º Gerciane Maria

Comunidade Externa (Feminino)

1º Maria Rejane

2º Fernanda Ferreira

3º Maria Núbia

Comunidade Externa (Masculino)

1º Marcodes Alencar

2º Ludson Oliveira

3º Josemar Falcão

Moises Mark
Anibal mascarenhas
André Moreira
Wilione Pinheiro
Gerlian Mesquita
Marcondes Alencar
Maria Rejane
Maria Núbia
Fernanda Ferreira
Medalhistas nas primeiras colocações
Carla Cardoso
Jurandir Fernandes
Ação Mais Social - Corte de cabelo
Ação Mais Social - Vacinação Antirrábica
Ação mais Social - Medição da Massa Corporal
Aç~coa Mais Social - Oficina Maquiagem
Ação Mais Social - Oficina Cuidados com a Pele
Ação Mais Social - Fitdance