PIBID e Residência Pedagógica iniciam atividades nos quatro campi da Ufersa

Ensino, Estudante 30 de agosto de 2018. Visualizações: 935. Última modificação: 31/08/2018 07:57:07

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e a Residência Pedagógica – RP iniciam as suas atividades com solenidades de abertura nos quatro campi da Ufersa. Em Angicos, o evento acontece no dia 4 de setembro, em Pau dos Ferros no dia 6, enquanto que no dia 11 a abertura será realizada em Mossoró e Caraúbas. Na ocasião, a coordenadora do PIBID da Universidade, professora Maria do Socorro da Silva Batista, e o coordenador da Residência Pedagógica, José Erimar dos Santos, apresentarão aos presentes as linhas gerais de ação dos referidos programas.

Na Ufersa, sete cursos fazem parte dos programas, sendo as Licenciaturas em Pedagogia e em Computação e Informática no campus Angicos; Licenciaturas em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa no campus Caraúbas; Licenciatura em Educação do Campo em Mossoró e Licenciaturas em Matemática e Química (EaD). Ao todo, o PIBID possui 273 participantes, sendo 264 licenciandos; 24 supervisores atuantes em escolas do ensino básico; oito coordenadores de área (docentes da Ufersa) e a coordenadora institucional.

Segundo a professora Maria do Socorro, os integrantes do PIBID desenvolverão atividades de ensino, pesquisa e extensão junto as escolas participantes do programa, com foco na formação docente, enfatizando atividades de diagnóstico, proposição e intervenção pedagógica apoiada na interdisciplinaridade, nas novas tecnologias e na diversidade.  “Ao incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, o programa irá contribuir para a valorização do magistério na perspectiva de elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”, afirma a coordenadora institucional do PIBID.

De acordo com o professor José Erimar, os estudantes integrantes do Programa Residência Pedagógica desenvolverão atividades nas escolas participantes do programa com foco no Estágio Curricular. Dessa forma, são cerca de 440 horas de atividades distribuídas em   60h de atividades de ambientação na escola-campo; 320h de imersão, sendo que 100h são de regência, que incluirão ações de planejamento e execução de atividades de intervenção pedagógica e 60h destinadas à elaboração de relatório final das atividades desenvolvidas, avaliação e socialização.

“Tais atividades por envolverem diagnóstico, proposições e intervenções pedagógicas articulam-se às ações de Ensino, Pesquisa e Extensão universitária. Dessa forma, o Programa de Residência Pedagógica sendo uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, objetiva induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura participantes do programa, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso”, explica o o coordenador do Programa Residência Pedagógica.

SERVIÇO:

Solenidades de abertura do PIBID e da Residência Pedagógica

Campus Angicos (Auditório Central) –  Horário: 19h.

Data 06/09

Campus Pau dos Ferros (Miniauditório do Bloco de Professores) – Horário: 10h.

Dia 11/09

Campus sede – Mossoró (Auditório Amâncio Ramalho) – Horário:  9h.

Campus Caraúbas (Auditório Central) – Horário: 19h.