Ufersa integra Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Internacionalização 23 de agosto de 2018. Visualizações: 959. Última modificação: 23/08/2018 13:05:23

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu mais um passo em seu processo de internacionalização passando a integrar o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), atualmente presidido pelo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor José Arimatéia Dantas Lopes. A adesão da Universidade ao grupo foi aprovada em reunião da diretoria do GCUB realizada no dia último dia 17 de agosto, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, fundada em 29 de outubro de 2008, e, atualmente, é composta por 84 instituições brasileiras de Educação Superior. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade estudantil também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

“A adesão ao GCUB é um passo fundamental para uma internacionalização democrática e eficiente da nossa universidade, em particular porque o GCUB dá suporte à realização de programas de mobilidade discente, tais como o Programa Alianças para a Educação (PAEC), que seleciona estudantes estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado das instituições associadas, sendo tais estudantes contemplados com bolsa CAPES, ou ainda o Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL), que oferece oportunidades de intercâmbio para discentes colombianos e brasileiros em ambos os países”, afirma Mário Martins, atual assessor de relações internacionais da Ufersa.

Mais informações sobre o GCUB podem ser obtidas no site: www.grupocoimbra.org.br