Professor da Ufersa integra grupo das diretrizes do UNEP para Avaliação Social do Ciclo de Vida

Internacionalização, Pesquisa 17 de agosto de 2018. Visualizações: 1495. Última modificação: 17/08/2018 16:25:16

O professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Dr. Breno Barros, do Centro de Engenharias, integra o grupo internacional SLCAlliance, atuando como co-líder da seção de agregação e ponderação, tendo sido convidado pelo United Nations Environment Programme – UNEP/Life Cycle Initiative, da ONU, para participar do SLC Alliance/Life Cycle Initiative Guidelines Revision Pescara Workshop, nos dias 12 a 15 de setembro na University of G. D’annunzio, em Pescara, na Itália. O grupo é responsável pela revisão das novas diretrizes do UNEP para a realização da Avaliação Social do Ciclo de Vida, método utilizado para avaliar os impactos sociais e socioeconômicos ligados a produtos ou serviços.

As reuniões acontecerão na sequência do 6th International S-LCA Seminar, que também será realizado em Pescara. Neste evento, o docente apresentará o artigo “Weighting and scoring in Social Life Cycle Assessment”, escrito em parceria com pesquisadores canadenses e italianos, escolhido como um dos melhores do congresso que será publicado como capítulo de livro. O trabalho é uma continuidade da pesquisa apresentada pelo professor Breno durante o seminário de 2016, na Harvard University, em Boston.

O convite para integrar o grupo se deu devido às pesquisas desenvolvidas pelo docente durante seu doutorado realizado na École Polytechnique da Université de Montréal, no Canadá, no qual uma das contribuições foi o desenvolvimento da primeira metodologia capaz de tratar  incertezas associadas aos estudos de avaliação social do ciclo de vida.

“É uma ótima oportunidade de gerar novas parcerias em projetos de pesquisa que integrem nossos discentes atuais de mestrado e doutorado”, diz o professor que, atualmente, orienta uma aluna no tema no mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Instituição. O docente também ressalta que a participação da Ufersa neste processo é importante para a internacionalização da pesquisa na Universidade, pois o grupo conta com pesquisadores norte-americanos e europeus.