Pró-reitores discutem ampliação das atividades de extensão

Extensão 17 de agosto de 2018. Visualizações: 780. Última modificação: 17/08/2018 12:53:22

Gestores discutem ampliação da extensão/Foto: Passos Jr

Os pró-reitores de graduação e extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFRN, IFRN e UERN se reuniram na manhã desta sexta-feira, 17, na Ufersa, para discutir a curricularização da extensão nas grades dos cursos de graduação. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é para que até 2020 às Instituições de Ensino Superior – IES’s desenvolvam na carga horária dos cursos 10% com atividades de extensão. O objetivo é ampliar o tempo de vivência dos estudantes com os conteúdos ministrados em sala de aula com a prática, proporcionando uma maior flexibilização da atividade acadêmica.

O desafio é sensibilizar os professores para o desenvolvimento da extensão independentemente dessa atividade está atrelada a projetos ou programas de extensão. Os pró-reitores discutiram a preocupação com a operacionalização da meta do PNE, diante do quadro de escassez de recursos vivenciada pelas instituições públicas de ensino superior. A saída é buscar alternativas viáveis, mas que não impliquem na utilização de novos recursos. O passo inicial é fazer com que a comunidade possa desfrutar do espaço da universidade. Basicamente, é a implantação de atividades com foco na inclusão social.

Em geral, as diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduação, expedidas pelo Conselho Nacional de Educação, preveem créditos em atividades complementares, dentre as quais projetos de extensão. Há também disposições sobre a carga horária mínima dos cursos de graduação. Não há, porém, levantamento sistemático sobre a proporção de aproveitamento de créditos em atividade de extensão, nos diversos cursos das instituições de educação superior.