UFERSA participa do I Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras

Internacionalização 31 de julho de 2018. Visualizações: 451. Última modificação: 31/07/2018 17:39:23

Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras/Enccelpe 2018. | Foto: Cedida

Como parte estratégica de sua internacionalização, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido participou do I Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras ENCCELPE 2018, no final do mês de julho, em Brasília.

A participação no evento, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é um passo importante para que a Universidade se torne um posto aplicador do Celpe-Bras, único exame de certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros reconhecido pelo Governo Federal.

Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação – INEP/MEC, o Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores – MRE e é a porta de acesso para cidadãos estrangeiros interessados em realizar cursos de graduação ou pós-graduação em universidades brasileiras.

O professor Mário Martins, vinculado ao programa Idiomas sem Fronteiras – Português (MEC/SESU), foi o representante da Ufersa no evento. Foram discutidas no Encontro questões técnicas relativas à estrutura do exame e à sua aplicação, com a fala de pesquisadores renomados na área, como Gilvan Müller (UFSC) e Margarete Schlatter (UFRGS). Também foram discutidas questões relativas aos Programas Estudante-Convênio (PEC-G e PEC-PG) e à nova Lei de Migração brasileira (13.445/17), além de questões relacionadas aos impactos do exame Celpe-Bras nas políticas de internacionalização das universidades brasileiras.