Pesquisa da primeira defesa de Mestrado do PROFIAP aborda plano de gestão de logística sustentável da Ufersa

Pesquisa 30 de julho de 2018. Visualizações: 1339. Última modificação: 30/07/2018 13:57:36

primeira banca de defesa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP. (Foto: Cedida)

A primeira banca de defesa do Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Ufersa aconteceu na última sexta-feira, dia 27 de julho, na qual foi defendido o trabalho intitulado “Análise dos resultados da implantação do plano de gestão de logística sustentável da Ufersa”, pela administradora e servidora técnico-administrativo, Mara Raquel de Sousa Freitas, sob a orientação da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. O trabalho foi avaliado e aprovado pela banca composta pelas professoras Françoise Dominique Valéry – UFRN e Gilcelia Batista de Góis – UERN.

A pesquisa teve como objetivo analisar os resultados da implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, instituído pelo Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012 e pela Instrução Normativa Nº 10/2012, para a gestão ambiental da Ufersa, avaliando a implementação das boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais propostas no plano no tocante à energia elétrica, água e esgoto e gestão de resíduos. Segundo a administradora, a escolha do tema da dissertação se deu pelo desejo de desenvolver uma pesquisa que trouxesse algum retorno técnico-cientifico à Instituição na qual trabalha.

“Sou servidora da Instituição, no cargo de administradora, e há algum tempo estava querendo fazer um mestrado na minha área com o objetivo de me desenvolver profissionalmente, foi quando a Ufersa aderiu ao PROFIAP. Participei da seleção e ingressei na primeira turma, nas vagas reservadas para os servidores da Universidade”, explicou Mara. Segundo a administradora, o curso foi de grande valia para compreender melhor os processos internos da Administração Pública e como se dá a construção das políticas públicas, dentre outros conhecimentos, sendo de grande valor para servidores públicos. Ela ainda acrescenta que o apoio e o auxílio da orientadora, Professora Ludimilla, foram essenciais para desenvolver e concluir o curso com rapidez e qualidade em 21 meses (a duração é de 24 meses) e ser a primeira da turma a defender a dissertação.

Sobre o programa – O Profiap é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. O programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional. O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Neste contexto, este profissional reunirá as condições científicas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.