Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Campanha “Julho Amarelo” é marcada por ações de prevenção, diagnóstico e tratamento contra hepatites virais

Responsabilidade Social, Saúde 27 de julho de 2018. Visualizações: 1003. Última modificação: 27/07/2018 12:48:24

Grave problema mundial de saúde pública, as hepatites virais atingem entre 1,5 milhão e 2 milhões de brasileiros, sendo que, apenas 300 mil sabem que têm a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). No mundo, as hepatites atingem 400 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro desse contexto alarmante, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Associação de Pessoas com Hepatites de Mossoró – APHEMO, promoveu nesta sexta-feira, 27 de julho, uma programação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites que é comemorado no dia 28 de julho, dentro da Campanha “Julho Amarelo”. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, que ressaltou a importância da temática abordada, parabenizou os responsáveis pela organização do evento e agradeceu os órgãos parceiros: a APHEMO, a 2ª Unidade Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de saúde de Mossoró. “A luta contra as hepatites deve ser uma responsabilidade nossa, de cada um de nós”, afirmou a assistente social Sônia Alves Bezerra Lins, diretora da APHEMO, ao falar sobre o papel da sociedade como um todo no combate e prevenção da doença. Também estiveram presentes na abertura a assistente Social, Sra Kelly Martins de Souza Formiga, coordenadora do setor de IST, HIV e Sífilis, da 2ª Unidade Regional de Saúde e a Sra Maria da Conceição de Melo, coordenadora do setor de IST, HIV e Sífilis da Secretaria Municipal de saúde de Mossoró.

O evento abrangeu ações educativas que tiveram início com a palestra da Médica Hepatologista, Lucirene Alves de Aquino, que versou sobre o perfil Epidemiológico das Hepatites Virais e os Cuidados na Prevenção e Tratamento da Doença, e prosseguiu com vacinação contra a Hepatite B e a realização de testagens rápidas contra Hepatite e HIV e orientações pós testes.

SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E SUAS FORMAS DE PREVENÇÃO – As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças em geral são silenciosas, não costumam apresentar sintomas, porém, quando aparecem, os mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais, como: usar preservativo em todas as relações sexuais; exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; e não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.

Palestra da Médica Hepatologista, Lucirene Alves de Aquino.