Universidades Federais apresentam propostas para o debate eleitoral

Gestão 23 de julho de 2018. Visualizações: 815. Última modificação: 23/07/2018 15:27:15

As Universidades Federais brasileiras, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, produziram o documento “Educação para a democracia e o desenvolvimento”, aberto à toda sociedade e que será entregue aos pré-candidatos(as) à Presidência da República.

Entre as propostas apresentadas, está a imediata revogação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016, o chamado Teto de Gastos. O documento reflete o panorama e as perspectivas do ensino superior no Brasil e traz textos com os seguintes títulos: “As universidades federais são patrimônio da sociedade brasileira”, “A preocupante conjuntura sociopolítica e econômica que o País e o mundo atravessam exige o engajamento das instituições republicanas na busca de soluções”, “A história nos ensina que pensar o futuro é avançar as conquistas do passado”, “As universidades federais são o grande instrumento para o desenvolvimento do Brasil” e “Propostas da Andifes de referências para o financiamento das universidades federais”.

A Andifes representa as 63 Universidades Federais na interlocução com o Governo Federal, o parlamento e a sociedade civil. Atualmente, são 328 campi, presentes em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Entre as instituições está a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, e o Campus Sede em Mossoró.

EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA E O DESENVOLVIMENTO