Ufersa marca presença em Simpósio de Limnologia em Natal

Pesquisa 19 de julho de 2018. Visualizações: 990. Última modificação: 19/07/2018 09:15:47

Limnologia é o estudo científico das extensões de água doce/Foto: Eduardo Mendonça

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará marcará presença no II Simpósio de Limnologia do Semiárido (II LIMNOSA), que vai acontecer no período de 23 a 25 de julho, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. O evento contará com a colaboração e participação das principais Universidades do Nordeste Brasileiro e da Associação Brasileira de Limnologia.

Com o tema Ecossistemas Aquáticos do Bioma Caatinga num cenário de escassez hídrica, o II LIMNOSA reunirá cientistas e gestores profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação. O Simpósio representa uma importante ferramenta para a divulgação científica das pesquisas realizadas na região semiárida, abrangendo aspectos sociais e científicos, estrutura, dinâmica e conservação desses ecossistemas.

Prof. Gustavo Silva representa a Ufersa no Simpósio/Foto: Cedida

Os ecossistemas aquáticos da região semiárida estão sujeitos a forte variação sazonal e longos períodos de estiagem, acarretando em aumento da demanda por água, dessedentação dos animais e impactos ambientais devido aos múltiplos usos da água. O objetivo geral do II LIMNOSA é promover discussões para contribuir com o crescimento científico e o conhecimento na área de limnologia do semiárido, além da consolidação de parcerias e redes de membros de outras instituições de ensino e pesquisa nacional e internacional.

O professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva representará a Ufersa ministrando a palestra “As atividades de piscicultura em tanques-rede são sustentáveis em açudes do semiárido brasileiro?”.  “É mais uma oportunidade de apresentar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos pelos discentes de graduação, mestrado e doutorado, vinculados ao Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água da Ufersa (LIMNOAQUA), bem como de discutir os prós e os contras das atividades de aquicultura nos açudes nordestinos, especialmente em um período de seca supra sazonal que foi vivenciada nos últimos anos no semiárido do Rio Grande do Norte”, considera o professor Gustavo Silva. A participação da Ufersa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Saiba mais sobre o II LIMNOSA.