Programa de extensão “Semiárido Digital” certifica mais 46 alunos nos municípios de Angicos e Fernando Pedroza

EAD, Extensão, Inclusão 19 de julho de 2018. Visualizações: 872. Última modificação: 19/07/2018 08:26:11

Dando continuidade ao Programa de extensão Semiárido Digital, nos últimos dias 9 e 13 de julho, mais 46 pessoas receberam a certificação no Curso de Informática Básica nos municípios de Angicos e Fernando Pedroza. Iniciado em 2016, o Programa Semiárido Digital oferece a reestruturação física e lógica de 11 Telecentros e Casas Digitais disponíveis em municípios do interior potiguar, como também proporciona a formação à comunidade por meio de palestras, eventos (feira do incluir, valorizar e empreender), cursos presenciais básicos de informática e cursos à distância com temas relevantes relacionados à necessidade e interesse de cada comunidade.

Entrega da Certificação do Programa Semiárido Digital em Angicos. Foto: cedida.

Em Angicos, a turma de concluintes foi formada por 25 integrantes, entre agricultores e agricultoras das comunidades rurais de Riacho do Prato, Boa Vista, Quixabeirinha, Canivete, Jordão, Santarém, Pataxó, Rio Velho, além dos Projetos de Assentamentos Serra da Volta e Bom fim. A turma foi composta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Angicos. Além da certificação que abre um novo leque de oportunidades profissionais, o Programa tem marcado a vida dos participantes, como é o caso da Dona Maria das Graças, de 57 anos, moradora do Sítio Rio Velho, e uma das 26 concluintes do Curso de informática: “O curso foi importante porque eu nunca tinha estado com um computador na minha frente, e eu consegui concluir o curso mesmo com toda a dificuldade de transporte, às vezes vinha de carro da prefeitura e até de carona”, relata a concluinte.

Assim como os demais integrantes do curso, Dona Maria das Graças deu um passo adiante e nesse mesmo dia iniciou o curso de Introdução a EaD e ao Ambiente Moodle, outro curso contemplado pelo Programa Semiárido Digital que é ofertado na modalidade semipresencial. O curso acontece toda segunda-feira à tarde e conta com o apoio da infraestrutura do laboratório de informática do campus de Angicos da Ufersa.

Para a vice-coordenadora do Programa e Técnica em Assuntos Educacionais, Christiane Fernandes, o Programa possui uma grande relevância, pois possibilita a inclusão digital no contexto rural. Filha de agricultores, Christiane afirma que por ter vivido parte da sua vida estudantil em comunidade rural, entende a dificuldade para se atingir uma formação desejada e de qualidade, e percebe o Semiárido Digital como uma oportunidade. “O Programa Semiárido Digital não se limita apenas a ensinar a usar o computador, mas a usá-lo de modo que venha a propiciar maiores conhecimentos, principalmente para aquelas pessoas que, ainda, se encontram à margem dessa tecnologia. Aponta possibilidades de formação, seja em nível técnico, de graduação ou outro, através dos cursos na modalidade à distância.”

Entrega da Certificação do Programa Semiárido Digital em Fernando Pedroza. Foto: cedida.

No dia 13 de julho, foi a vez dos 21 alunos de Fernando Pedroza receberem a certificação pela conclusão do Curso de Informática Básica. Na cidade, o trabalho foi desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura, que através da Secretaria de Educação do município financia o bolsista Eduardo Rocha, aluno do campus de Angicos da Ufersa, e disponibiliza o laboratório da escola municipal Fabrício Pedroza.

O evento foi marcado pela emoção com destaque para o depoimento da aluna Francisca Francidalva que agradeceu o ministrante do curso e relatou como o curso transformou a sua vida. “Não que eu não soubesse utilizar o computador, não entre aspas. Mas que eu tinha muita dificuldade! Para elaborar os relatórios lá do conselho, por exemplo; eu nunca elaborei um relatório sozinha porque eu não tinha tanta prática com o computador, então eu precisava sempre está auxiliada por alguém, eu me sentia limitada”, afirmou a aluna.

Além da entrega dos certificados, os presentes também participaram da aula inaugural do Curso Introdutório a EaD e ao Ambiente Moodle no município de Fernando Pedroza. O curso ocorrerá parcialmente à distância e servirá de base para que os alunos possam realizar novos cursos que serão ofertados posteriormente na modalidade à distância.

Entrega da Certificação do Programa Semiárido Digital em Angicos. Foto: cedida.