Ufersa oferta curso de francês básico para os alunos da graduação

Estudante 18 de julho de 2018. Visualizações: 1662. Última modificação: 18/07/2018 08:23:04

A Ufersa, por meio das Ações de Apoio à melhoria do ensino de graduação – AAMEG da Pró-Reitoria de Graduação, inicia em julho um curso de francês básico com o objetivo de formar universitários que compreendam a língua francesa em sua fala e escrita. O Projeto de Extensão Cours de Français Basic (Curso de Francês Básico) será ministrado pelo discente bolsista Peter-John Dumas, natural do Haiti. O curso consiste em encontros presenciais realizados uma vez por semana, sendo um para a aula e outro destinado para um momento mais específico com o professor bolsista para a retirada de eventuais dúvidas.

Os encontros serão realizados com a primeira turma nas segundas-feiras, no período das 11h30 às 13h30, e com a segunda turma nas quintas-feiras das 11h30min às 13h30min. O projeto está divido por módulos, cada um abordará conteúdo diversificado. As sextas-feiras serão destinadas aos encontros individualizados para as dúvidas, das 08h às 10h. A turma da segunda-feira terá aula inicial dia 23 de julho de 2018 e se encerrará dia 18 de março de 2019. Já a turma da quinta-feira terá sua aula inicial dia 26 de julho de 2018 e seu encerramento dia 21 de março de 2019. Cada turma contará com 40 estudantes.

Segundo a coordenadora do curso, a assistente social Carmem Tassiany Alves, a metodologia de ensino-aprendizagem  é composta por interações com textos, áudios e outras mídias educativas na língua francesa, em suas formas iniciais e básicas, para que os discentes possam identificar ideias centrais e secundárias de um texto e perceber a sequência lógica de informações apresentadas em uma conversação. O curso também pretende trabalhar a compreender a estrutura gramatical da língua francesa para a boa efetivação do processo de sua comunicação e escrita. “O projeto de extensão transcorre no princípio da cidadania e almeja colaborar com a formação bilíngue dos acadêmicos da Ufersa do Campus Mossoró”, afirma a coordenadora.

As inscrições serão realizadas no Hall do registro escolar localizado no prédio da Reitoria, no lado Leste do Campus Sede, em Mossoró, no dia 19 de julho de 2018 das 7h30 da manhã às 12h. Os critérios de seleção são: ordem de chegada; estar cursando até o 9º período letivo de graduação na Ufersa e estar cadastrado no máximo em 7 componentes curriculares. A documentação necessária para a inscrição é: histórico escolar de graduação e xerox do RG e do CPF.

Para maiores informações, entrar em contato com a coordenadora do projeto, Carmem Tassiany Alves, pelo e-mail carmem@ufersa.edu.br