Ufersa abre Seminário de Regularização Fundiária

Extensão 16 de julho de 2018. Visualizações: 1650. Última modificação: 16/07/2018 12:08:50

Acesso a Terra Urbanizada entra para o quarto ano desenvolvendo ações voltada para regularização fundiária no RN/Foto: Eduardo mendonça

Dando continuidade ao Programa Acesso à Terra Urbanizada, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido abriu nesta segunda-feira, 16, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Mossoró, mais um Seminário de Capacitação Fundiária. Desta vez, voltado para os novos bolsistas quer vão atuar no Programa que funciona na Universidade desde 2014. Ao todo, são 101 bolsistas entre novatos e veteranos. O programa tem como objetivo a regularização fundiária.

Prof. Almir Mariano

Atualmente, a Ufersa conta com um Núcleo de Pesquisa de Políticas de Interesse Social com atividades de pesquisa e extensão. “Nos últimos três anos já contabilizamos mais 100 participações em eventos e publicações nessa área do conhecimento”, frisou o professor Almir Mariano, coordenador do Programa Acesso a Terra Urbanizada na Ufersa. O professor é otimista com relação às atividades previstas para este ano que incluirá novas áreas. “A previsão é de que dentro de trinta dias já tenhamos essa definição”, adiantou. São áreas de interesse social onde se encontram a camada da população de menor poder aquisitivo.

A regularização fundiária é o processo de concessão do título de posse da terra, área ou terreno de localização do imóvel, até então irregular, assegurando a garantia jurídica de posse do terreno. Veja AQUI um vídeo do programa.

Filomeno Abreu, do Ministério das Cidades e o reitor, José de Arimatea, da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Para o representante do Programa junto ao Ministério das Cidades, Filomeno Abreu, a parceria com a Ufersa já contabiliza mais de três mil unidades habitacionais regularizadas. “Ganham todos os parceiros envolvidos. A universidade, com a produção de conhecimento e bolsas para os estudantes e, as prefeituras, com a aprovação urbanística e atualização dos imóveis prediais”, ressaltou Filomeno.

“O Acesso a Terra Urbanizada é o maior programa de extensão e pesquisa da Ufersa com grande alcance social”, afirmou o reitor José de Arimatea Matos. Adiantando que mais de 50% das moradias não possuem regularização o que mostra a importância do programa no trabalho de inclusão social das pessoas que ainda não tem regularizado os seus imóveis. No Rio Grande do Norte afirmou o professor José de Arimatea são mais de 17 mil unidades que precisaram de regularização.

Renê Sá/Estudante Engenharia Civil

Por ser um programa multidisciplinar envolve bolsistas das mais diversas áreas do conhecimento dos campi da Ufersa de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Como é o caso do estudante de engenharia civil do campus Pau dos Ferros, Renê Sá, que acabou de ingressar no Acesso a Terra Urbanizada. “Já vinha almejando participar devido à abrangência social que o Programa e espero responder as expectativas desenvolvendo bons trabalhos”, afirmou o estudante.

Larissa Oliveira/Estudante de Direito

A identificação com o tema levou a estudante de Direito Larissa Oliveira Vargas, a procurar o programa. Ela conta que ainda no ensino médio teve a oportunidade de participar do Programa Balbino voltado para regularização fundiária de comunidades quilombolas no Ceará. “Com os novos conhecimentos espero um crescimento pessoal e profissional também, pois pretendo me especializar nessa área. As minhas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.