Grupo de Estudo em Direito Crítico, Marxismo e América Latina recebe inscrição para Projeto de Extensão

Extensão, Processos Seletivos 16 de julho de 2018. Visualizações: 749. Última modificação: 16/07/2018 14:11:56

O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – Gedic, do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), abre mais uma linha de ação. Regressando à extensão popular, o mesmo desenvolverá o projeto de extensão “Universidade Operária: direitos trabalhistas e sociais em tempos de neoliberalismo”.

A iniciativa está recebendo inscrições de estudantes interessados na participação como extensionista voluntário/a, sendo de suma importância a integração de discentes dos cursos de Direito, da Contabilidade e da Administração, áreas que atuam diretamente com tais temas. Interessados/as devem enviar o curriculum Lattes na extensão “.pdf” para o e-mail gedicmal@gmail.com, com o título “Interesse no projeto de extensão Universidade Operária”.

O projeto constituirá turmas de trabalhadoras e trabalhadoras sindicalizados, em que extensionistas com eles debaterão e se aprofundarão sob as mudanças nos campos do trabalho e da seguridade, que têm atacado direitos historicamente consolidados. Dessa maneira, haverá um debruçar-se coletivo sobre as reformas trabalhista e da previdência, dentre outras medidas adotadas no recente período neoliberal do País.

Em um primeiro momento, os extensionistas se apropriarão de temas relativas a direitos trabalhistas e previdenciários, a partir de uma perspectiva dos trabalhadores. A partir de novembro, serão realizadas 4 turmas com 40 trabalhadores/as sindicalizados/as, com quatro encontros aos sábados (dia inteiro) cada.