Ufersa promove III Jornada em História do Direito

Evento 5 de julho de 2018. Visualizações: 388. Última modificação: 05/07/2018 10:09:24

Estudantes e simpatizantes da área do direito vão poder participar da III Jornada em História do Direito, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de julho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em História Constitucional e Direitos Sociais, do Curso de Direito da Ufersa. A abertura será no dia 18 (quarta-feira), às 19 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN, localizado no lado leste do Campus Mossoró. As inscrições para participação na Jornada poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de julho, no endereço eletrônico:

A palestra de abertura traz o tema ‘Os usos do direito de greve entre 1891-1945’ e será proferida pelo professor Gustavo Silveira Siqueira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Para o professor Rafael Lamera Giesta Cabral, da Ufersa, o tema da jornada possui grande relevância para o contexto atual. “O direito de greve será avaliado a partir de uma perspectiva histórica, que compreenderá as experiências da 1ª República até a Constituição de 1946”, frisa o professor.

Ainda segundo o professor Rafael Lameira o objetivo da Jornada é compartilhar pesquisas na área da história do direito constitucional. A temática é fruto dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa sobre o Conselho Nacional do Trabalho (1923-1945), vinculado ao curso de Direito da UFERSA e sob a supervisão do referido professor.

Abaixo, segue a Programação da III Jornada em História do Direito.

Programação:

18/07 – Apresentação Cultural e Palestra: Os usos do direito de greve entre 1891-1945, às 19h, no auditório do CCEN-UFERSA.

19/07 – Reunião temática do Grupo de Pesquisa em História Constitucional. Roda de conversa sobre pesquisas em arquivos e as metodologias da história do direito. Local: Central de Aulas VII, às 9h.

20/07 – Reunião temática com os bolsistas PIBIC e PIVIC (apresentação dos resultados de pesquisa) com a intervenção do prof. Dr. Gustavo Silveira Siqueira (UERJ). Local: Central de Aulas VII, às 9h.