Mais de 100 trabalhos da Ufersa são apresentados em Congresso de Extensão Universitária

Estudante, Extensão 29 de junho de 2018. Visualizações: 932. Última modificação: 29/06/2018 16:35:58

Equipe da Proec/Ufersa no stand da Universidade em Natal / Foto Assecom

Começou nesta quinta, dia 28, a edição 2018 do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, o CBEU. Este ano, o evento acontece na UFRN, em Natal, e reúne instituições de Ensino Superior de todo o país. O Congresso conta com painéis e apresentações orais e de pôsteres. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa está presente no evento representando a instituição e apoiando a participação dos alunos, técnicos e professores que tiveram trabalhos aprovados para o CBEU. Mais de 100 projetos dos 4 campi da Universidade do Semiárido estão sendo expostos no Congresso, que segue até o sábado.

O CBEU este ano faz parte da programação da Mostra Científica da UFRN, a Cientec. Além da participação de alunos e servidores, a Ufersa também marca presença com um stand no pavilhão da Mostra. O espaço ajuda a divulgar a Universidade e mostrar o potencial da Universidade para as outras Instituições brasileiras.

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, o professor Rodrigo Sérgio Moura, explica que a Ufersa é uma das Instituições parceiras do CBEU apoiando desde o início a realização do evento em Natal. Durante toda esta quinta e sexta, a comitiva da Ufersa apresentou trabalhos e interagiu com os outros participantes do Congresso. Professores e pesquisadores da Universidade também estão no Congresso apresentando painéis e mediando debates. Neste sábado, a professora Débora Façanha, do Centro de Ciências Agrárias, vai ser a moderadora do debate sobre tecnologias sociais e seus impactos com os professores Artur da Silva Mariante, da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Olivardo Facó, da EMBRAPA Caprinos.

SOBRE O CBEU – O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é o maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior, tendo como objetivo discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, propiciando a discussão sobre os Contextos e Potencialidades da Extensão integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com proposições inovadoras para a sociedade.

O Congresso reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas das Universidades Brasileiras. É um evento bienal, tendo sido a sua primeira edição realizada em 2002, em João Pessoa/PB. Desde então, cada edição é promovida por uma instituição de ensino com forte atuação na área. Em 2018 a Universidade Federal do Rio Grande do Norte está sediando o 8º CBEU, no período de 28 a 30 de junho, apresentando uma diversificada programação envolvendo conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e sessões de pôsteres.

Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades é o tema do 8º CBEU – Congresso Brasileiro de Extensão que propõe uma discussão sobre a Extensão Universitária na sua relação com a sociedade. Como as universidades, por meio de seus projetos com a participação ativa de seus professores e alunos, têm construído e consolidado a Extensão. Neste momento sócio histórico que vivemos, o 8º. CBEU constitui-se como um lugar oportuno para expor, discutir e compartilhar idéias e experiências, os contextos e as potencialidades da extensão nas universidades brasileiras. O 8º. CBEU dá continuidade à tradição dos Congressos Brasileiros de Extensão como espaço adequado para formalizar o debate nas diversas áreas de atuação da extensão universitária brasileira.

(Com informações da UFRN)

Comitiva da Ufersa no CBEU 2018 / Foto cedida