CRDH organiza pesquisa sobre vivência LGBTQ na Universidade

Inclusão 28 de junho de 2018. Visualizações: 1342. Última modificação: 29/06/2018 15:20:00

Estudantes da Ufersa organizam ação no Dia do Orgulho LGBT

O 28 de junho é reservado ao Dia Internacional do Orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis). O Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido – CRDH da Ufersa destaca a importância da data para a luta mundial contra a LGBTfobia, marcada por reflexões sobre respeito e orgulho LGBTT, como também sobre a dura realidade que essas pessoas enfrentam em suas vidas, como preconceito, discriminação, violência e exclusão social.

A data foi escolhida em alusão à primeira manifestação LGBTT no mundo, ocorrida no ano de 1969, nos Estados Unidos. O fato, que ficou conhecido como a rebelião de Stonewall Inn, foi motivado por constantes batidas policiais em bares frequentados por pessoas LGBTTs na cidade de Nova York, que sempre resultavam na prisão desmotivada dos seus(uas) frequentadores(as). Numa dessas ocorrência policiais ao bar Stonewall Inn, após o uso desmedido de violência pelos policiais, os(as) freqüentadores(as) do local resistiram à prisão, iniciando assim um confronto com a policia que durou seis dias.

Por esta razão, no dia 28 de junho celebra-se o Orgulho LGBTT, lembrando a população mundial que as pessoas LGBTTs existem e resistem, que têm orgulho de serem quem são, que sua sexualidade e identidades de gênero não são uma doença e que elas precisam ser tratadas com respeito e dignidade em todos os espaços e dimensões de suas vidas.

O CRDH também pontua a presença da data no Brasil, sobretudo porque, de acordo com o Grupo Gay da Bahia, uma pessoa LGBTT morre a cada 19 horas no País. Entre os anos de 2016 e 2017, o Brasil registrou um aumento de 127% no número de homicídios contra pessoas LGBTTs, de acordo com o relatório do Disk 100. Tal realidade evidencia a necessidade de discutir a inclusão das pessoas LGBTT em diversos espaços, bem como o combate a todas as formas de violência e discriminação.

Dada a importância do tema e buscando compreender os desafios que as pessoas LGBTTs enfrentam na nossa sociedade, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido convida toda a comunidade acadêmica da UFERSA para participar da construção de pesquisa sobre a vivência LGBTT nesta universidade. A pesquisa está em processo inicial de construção. A próxima reunião da equipe ocorrerá no dia 06 de julho, às 14h, na sede do CRDH Semiárido, que está situado no Prédio da Comunicação, Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.