CRDH da Ufersa realiza formatura do I Curso de Direitos Humanos e Acesso à Terra

Formatura, Inclusão 18 de junho de 2018. Visualizações: 1661. Última modificação: 18/06/2018 17:11:41

A turma teve abrangência regional e contou com participantes do RN, CE, BA e PE. Ao todo, foram 45 formandos/as / Foto cedida

Professora Oona Caju entregando o certificado a uma concluinte do curso / Foto cedida

Na avaliação dos formandos e formandas, o estudo foi muito proveitoso e irá reforçar a resistência contra a violação de Direitos Humanos no campo / Foto cedida

O Centro de Referência em Direitos Humanos, o CRDH da Ufersa, realizou a formatura do I Curso de Educação em Direitos Humanos e Acesso à Terra, projeto de extensão promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Ufersa, através do Programa Nacional de Extensão (Proext), em parceria com a organização internacional Via Campesina.

A turma teve abrangência regional e contou com participantes do RN, CE, BA e PE. Ao todo, foram 45 formandos/as, dentre os/as quais membros do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Levante Popular da Juventude (LPJ), Federação de Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), assentados/as rurais e extensionistas.

O processo mobilizou, além dos/as cursistas, servidores/as, estudantes e professores/as da Ufersa. Como educadores/as de cada módulo, estavam professoras e professores de outras Instituições Federais – como a Universidade de Brasília e Universidade Federal de Goiás, advogados/as e dirigentes dos movimentos parceiros do curso. Também foi destaque o intercâmbio com o grupo de pesquisa e extensão Direito Achado na Rua, da Universidade de Brasília, que contribuiu na assessoria de alguns conteúdos.

Na avaliação dos formandos e formandas, o estudo foi muito proveitoso e irá reforçar a resistência contra a violação de Direitos Humanos no campo. Nessa perspectiva, eles/as decidiram homenagear a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, militante dos Direitos Humanos assassinada em março deste ano, batizando a turma com seu nome.

A formatura da Turma Marielle Franco aconteceu na última sexta ao ar livre, em frente à sede do CRDH. Compareceram diversas representações da sociedade, parceiras dos movimentos sociais e do CRDH, estudantes, professores/as e servidores/as da Ufersa e da UERN. O momento contou com músicas, poesias e homenagens, especialmente a Marielle Franco. Os concluintes receberam o certificado de conclusão das mãos da Coordenadora do CRDH, a professora Oona Caju, e da Dirigente Nacional do MST, Marina dos Santos.

SOBRE O CURSO – O Curso de Educação em Direitos Humanos e Acesso à Terra ocorreu em três módulos – iniciado em março de 2017 e finalizado na última semana, entre 11 a 15 de junho. O projeto teve como objetivo trabalhar conteúdos jurídicos, com enfoque em Direitos Humanos, junto a camponeses/as, participantes de movimentos sociais e organizações que reivindicam o direito à terra.

Ao longo dos módulos, os/as cursistas estudaram conteúdos de Direitos Fundamentais e Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Agrário, Legislação dos Agrotóxicos, Direito do Trabalho e Seguridade Social, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos da Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e Movimentos Sociais.

Após a finalização deste primeiro curso, já está em perspectiva a formação da segunda turma, a ser iniciada no semestre 2018.2, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.