Ufersa fecha parceria com Universidade argentina e integra Conferência Internacional

Internacionalização 13 de junho de 2018. Visualizações: 2332. Última modificação: 13/06/2018 23:11:24

Comitiva da Ufersa com autoridades da Universidade Católica de Córdoba. Novas parcerias para alunos e professores / Foto cedida

Reitor Arimatea Matos durante assinatura do Convênio com a Universidade Católica de Córdoba / Foto cedida

Termina nesta quinta a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe, CRES. O evento, que está sendo realizado em Córdoba, na Argentina, conta com a participação de vários Gestores de Universidades brasileiras e latino americanas. A Ufersa está presente na Conferência com a participação do Reitor, o professor José de Arimatea de Matos.

A Conferência tem o objetivo de debater o contexto atual do Ensino Superior no continente, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, bem como as melhorias e realizações desejadas. Além disso, grupos de trabalho estão apresentando propostas que visem alcançar, na próxima década, objetivos de desenvolvimento sustentável e as definições da agenda 2030 da Unesco.

O convênio vai garantir parcerias para que alunos da Ufersa possam participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Católica de Córdoba e vice-versa / Foto cedida

Paralelo a programação da Conferência, o Reitor Arimatea Matos aproveitou a oportunidade para fechar um convênio com a Universidade Católica de Córdoba. Acompanhando o Reitor, estavam o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves; o Coordenador do Programa de Fitotecnica, o professor Daniel Valadão e o Coordenador da Revista Caatinga, o professor Aurélio Paes. O professor Glauber Henrique Nunes também integrou a comitiva na condição de convidado do evento.

Segundo o Reitor, o convênio em questão trata-se de parcerias para que alunos da Ufersa possam participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Católica de Córdoba e vice-versa. O convênio, assinado com o Reitor argentino, Alfonso Gómez, por intermédio da Secretaria de Internacionalização da Universidade de Córdoba, também servirá para que pesquisadores e docentes das duas instituições façam um intercâmbio de conhecimento.

Além dessas parcerias, o Reitor da Ufersa aproveitou a viagem para estreitar as relações da Universidade do Semiárido com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, uma instituição que seria equivalente a Embrapa do Brasil. “Tivemos excelentes discussões, visitamos instalações numa perspectiva também de parcerias. Com isso, nós queremos melhorar cada vez mais o Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa com essa internacionalização. Retorno muito satisfeito para o Brasil. Aqui pudemos deixar a nossa marca, a marca da Ufersa”, relatou o Reitor.

PARTICIPAÇÃO DA COMITIVA DA UFERSA

JEAN BERG ALVES – No encontro da Universidade Católica de Córdoba, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg, falou sobre a tradição da Ufersa na formação de profissionais capacitados para a resolução de problemas do semiárido. Ele também enfatizou as oportunidades e potencialidades da instituição, incentivando os discentes argentinos a cursar mestrado ou doutorado na Ufersa.

DANIEL VALADÃO – O professor Daniel Valadão Silva, coordenador do PPGF, destacou a importância da missão para a ampliação da internacionalização do programa e da possibilidade de intercâmbio entre docentes e discentes brasileiros e argentinos devido à semelhança de problemas vividos nas duas regiões. Novas ações já estão sendo programadas, dentre elas a aplicação do processo seletivo para ingresso em 2019 nas cidades de Córdoba e Buenos Aires.

AURÉLIO PAES – O professor Aurélio Paes, editor-chefe da Revista Caatinga e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, falou sobre o portal da Ufersa para divulgação dos periódicos científicos da universidade, com objetivo de aumentar a visibilidade internacional das publicações. Além disso, foi apresentado os projetos de pesquisas que o professor Aurélio desenvolve no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia.

GLAUBER HENRIQUE NUNES – O professor Glauber Henrique Nunes proferiu uma palestra sobre o papel do melhoramento genético na pesquisa agrícola e apresentou os resultados das pesquisas realizadas na Ufersa e em parceria com instituições internacionais.