Semana Jurídica de Direito da Ufersa vai debater “Constitucionalismo e Democracia” a partir do dia 19

Estudante 11 de junho de 2018. Visualizações: 1475. Última modificação: 11/06/2018 09:36:03

Começa no próximo dia 19 de junho a 6ª edição da Semana Jurídica da Ufersa. No evento deste ano, que vai acontecer no auditório da Reitoria, a Semana irá abordar a temática “Constitucionalismo e Democracia: Brasil de hoje, Brasil de amanhã”. O evento pretende questionar a atual crise e, para isso, buscará no passado o nascedouro da ordem constitucional vigente, além disso, a Semana pretende projetar no futuro as atividades dos juristas de hoje.

A Semana Jurídica (SEJU) constitui o evento mais tradicional do curso de Bacharelado em Direito da Ufersa. Organizado por alunas e alunos do Centro Acadêmico Marcos Dionísio, o evento é palco de debates do mais alto gabarito e conta com pesquisadores de diferentes estados do Norte e Nordeste.

Pela programação, a SEJU contará com apresentação de trabalhos em 6 grupos de discussão: criminologia, direito penal e garantias processuais; as novas tendências do direito processual no acesso à justiça e a efetividade da prestação da tutela jurisdicional; direito, literatura e cinema; perspectivas e desafios do direito ambiental; direito internacional e o controle de convencionalidade; os desafios do direito do trabalho e previdenciário no Brasil.

A VI SEJU ainda vai promover minicursos e oficinas de maneira a complementar as discussões. Serão temas mais específicos que trarão marcos jurisprudenciais, realidade do movimento negro contemporâneo, as inovações processuais no CPC de 2015.

As inscrições das palestras principais podem ser realizadas por meio da plataforma do SIGAA e as inscrições dos minicursos estão sendo feitas por formulários específicos disponibilizados na página virtual do Centro Acadêmico Marcos Dionísio.

Inscrições para os minicursos:

Marcos Jurisprudenciais

Processo Civil