Ufersa recebe Selo Solar em Seminário de Energia Limpa de Florianópolis/SC

Reconhecimento 6 de junho de 2018. Visualizações: 1915. Última modificação: 06/06/2018 09:08:46

Reitor Arimatea Matos recebendo o Selo Solar da Ufersa durante Seminário de Energia Limpa em SC / Foto cedida

Professora Diana Lunardi apresentando Iniciativas sustentáveis integradas da Universidade / Foto cedida

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ufersa foi reconhecida como uma instituição parceira da natureza com a entrega do 100º Selo Solar conferido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina, o Instituto Ideal. A comenda foi entregue ao Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, durante o 9º Seminário Energia + Limpa, que aconteceu nos dias 04 e 05 de junho em Florianópolis (SC).

A Ufersa foi agraciada com o Selo Solar devido a instalação e o funcionamento da Usina Fotovoltaica inaugurada em janeiro de 2016, no Campus Sede, em Mossoró. A Usina foi adquirida com recursos do Projeto Desafio da Sustentabilidade, do MEC em 2014, no qual as pessoas participavam apresentando ou curtindo ideias sobre economia de água e energia elétrica.

A Usina Solar da Ufersa foi apresentada no evento como um case de sustentabilidade e de integração para o país. A professora Diana Gonçalves Lunardi também esteve presente no Seminário e apresentou as Iniciativas sustentáveis integradas da Universidade.

Para o Reitor, o Selo Solar é mais um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe da Universidade. “É muito gratificante observar que os projetos de sustentabilidade da Ufersa vêm sendo reconhecidos com iniciativas exemplares para outras instituições do país. Acreditamos, inovamos e conseguimos instalar o nosso parque solar graças ao esforço de professores, técnicos e dos nossos alunos. Isso só mostra que estamos no caminho certo. Parabéns a todos da Ufersa pela conquista”, comemorou o Reitor.

OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS – A Usina Solar da Ufersa é um exemplo de projeto sustentável, mas a Ufersa tem outras iniciativas de sucesso na área ambiental, como é o caso da Coleta Seletiva com um abrigo estruturado para a separação e o armazenamento adequado de resíduos; projetos de educação ambiental desenvolvidos por cursos de graduação, como a Ecologia, e também por programas e projetos de extensão como a Horta Didática. Outros destaques nessa área da sustentabilidade são as pesquisas da pós-graduação sobre o reuso de águas, que também já renderam prêmios e títulos à Ufersa.

Painéis solares da Usina Fotovoltaica da Ufersa em Mossoró. / Foto Reprodução Assecom