Engenharia Florestal da Ufersa lança Programa de Tutoria Acadêmica para alunos iniciantes do curso

Estudante 29 de maio de 2018. Visualizações: 2534. Última modificação: 29/05/2018 17:11:13

Professores e estudantes de Engenharia Florestal da Ufersa / Foto Assecom Ufersa

Dinâmica para apresentar o Programa de Tutoria Acadêmica do curso de Engenharia Florestal / Foto Assecom Ufersa

A Coordenação e os Professores do curso de Engenharia Florestal da Ufersa inovaram neste início de semestre letivo trazendo um novo programa que pretende fazer um acompanhamento melhor do aluno no decorrer da graduação. Agora os docentes e estudantes estão inseridos no Programa de Tutoria Acadêmica. A iniciativa tem por finalidade o acompanhamento e a orientação sistematizada de grupos de estudantes ingressantes, reintegrados ou de intercâmbio, por professores tutores.

Em outras palavras, cada professor do curso será um tutor responsável pela supervisão acadêmica de um grupo de até 3 estudantes. A participação do professor no programa é de forma voluntária e essa participação vem com algumas responsabilidades como auxiliar e motivar o aluno nas diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais do curso, além de fazer um acompanhamento completo do estudante diagnosticando as suas potencialidades e dificuldades.

Cada professor do curso será um tutor responsável pela supervisão acadêmica de um grupo de até 3 estudantes / Foto Assecom Ufersa

Por outro lado, os estudantes serão tutorandos que também terão responsabilidades e compromissos a cumprir, entre eles, estar matriculado no primeiro ano do curso e participar de reuniões e atividades pertinentes ao programa.

Segundo o Coordenador de Engenharia Florestal da Ufersa, o professor Alisson Rocha, este Programa já vem sendo desenvolvendo em algumas universidades do país e agora chega a Ufersa por meio da Engenharia Florestal. O programa foi lançado durante o acolhimento aos 32 novos alunos que iniciaram o curso neste semestre letivo de 2018.1. “Esta é uma ação nova que desenvolvemos para agregar e aproximar mais os alunos aos professores do curso e assim evitar a evasão. A ideia é que cada professor adote 3 alunos para fazer um acompanhamento por um período de um ano”.

Ainda de acordo com o professor, nas universidades que vêm adotando o programa os resultados são bem significativos.  “Na USP (Universidade de São Paulo) foi adotado este programa de tutoria no curso de Engenharia Florestal de lá e o resultado da evasão caiu quase para zero. Então vamos experimentar essa iniciativa aqui e dependendo dos resultados tentar passar para os outros cursos da Universidade”, esclareceu Alisson.