Alunas de Biotecnologia da Ufersa são premiadas em Jornada de Oncologia do Seridó

Estudante, Reconhecimento 24 de maio de 2018. Visualizações: 1970. Última modificação: 24/05/2018 08:32:13

Débora e Maria Júlia, alunas do curso de Biotecnologia da Ufersa / Foto cedida

Um grupo do curso de Biotecnologia da Ufersa foi premiado durante a V Jornada de Oncologia do Seridó, realizada no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN, em Caicó. O trabalho sobre o Observatório de Dados da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer apresentado pelas estudantes Maria Júlia Pereira e Débora Virgínia Costa ficou em segundo lugar na Jornada. Lançado em abril, o trabalho foi firmado por edital PIBITI da LMECC/CNPq. Na ocasião, foram premiados os três melhores trabalhos.

Segundo o professor Taffarel Torres, essa premiação reflete que a integração entre a Universidade e a Comunidade Mossoroense está gerando bons resultados. O observatório já conta com mais de 10 mil acessos desde que foi lançado em abril.

Dentro do material do Observatório, o internauta pode acessar todas as informações sobre a incidência do câncer em Mossoró e região. Na página, é possível conferir o panorama geral sobre todos os tipos de câncer, a cidade de origem dos pacientes, a divisão de acordo com gênero, frequência em cada faixa etária, além de dados sobre tumores em adultos, tumores infantis, entre outras informações.

O projeto da Plataforma do Observatório foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Bioinformática, Bioestatística e Biologia Computacional da Ufersa, que foi criado dentro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade.