Ufersa inicia semestre letivo com mais de 1.800 novos estudantes; Central do Aluno é criada

Estudante 21 de maio de 2018. Visualizações: 2894. Última modificação: 22/05/2018 13:46:16

A acolhida aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho que ficou lotado de calouros / Foto Eduardo Mendonça

e acordo com os dados da Prograd, a Ufersa recebeu ao todo 1.812 novos alunos / Foto Eduardo Mendonça

Reitor Arimatea Matos / Foto Eduardo Mendonça

Seguindo o cronograma do Calendário Acadêmico, a Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Graduação – Prograd, iniciou nesta segunda, dia 21, as atividades do semestre letivo de 2018.1 em todos os campi da Universidade. De acordo com os dados da Prograd, a Ufersa recebeu ao todo 1.812 novos alunos que agora passam a estudar nos cursos de graduação presenciais e a distância oferecidos pela instituição.

Como já é tradição, a Universidade preparou uma programação de acolhimento aos novos alunos e alunas. Em Mossoró, a acolhida aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho com a participação de todas as pró-reitorias acadêmicas (graduação, assistência estudantil, extensão e pesquisa e pós-graduação). O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, participou juntamente com o Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto. Representando o DCE, estava presente o aluno do curso de Direito, Luan Fonseca. O técnico desportivo da Ufersa Mossoró, Armando Melo Júnior, agitou todos os novatos com uma atividade laboral.

Os Pró-Reitores parabenizaram e deram as boas vindas a todos os novatos e falaram dos serviços que as unidades vêm fazendo para melhorar cada vez mais o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Também houve uma apresentação específica sobre os serviços da Assistência Estudantil. O Pró-Reitor Adjunto da área, Júlio César Rodrigues, falou da política de assistência estudantil da Ufersa lembrando do Restaurante Universitário, das Residências, da Prática Desportiva e do Programa Institucional Permanência, que está com inscrições abertas até o dia 24.

Pró-Reitor de Graduação, professor Rodrigo Codes / Foto Eduardo Mendonça

O Pró-Reitor de Graduação, o professor Rodrigo Codes, lembrou das ações da Prograd e anunciou a grande novidade: a criação da Central do Aluno (veja mais sobre a Central do Aluno no final). O Pró-Reitor ainda orientou os estudantes a seguirem o Portal Discente da Ufersa que contém todas as informações sobre a vida acadêmica.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, encerrou a primeira parte do acolhimento conhecendo os novos alunos e lembrando que todos agora passam a ter o sobrenome de qualidade Ufersa. O Reitor também fez um apelo para que os estudantes não desistam diante das dificuldades. “A Universidade conta com serviços de psicologia, assistentes sociais, nutricionistas, enfim, temos profissionais capacitados para atender e dar um suporte a todos que precisarem. Por isso, não desistam dos cursos, do sonho de vocês. A caminhada não é fácil, mas estamos aqui para acompanhar esse processo e oferecer o melhor. Lembro que quando algum de vocês desiste, o custo por aluno sobe e não queremos isso. Queremos que todos e todas tenham esse acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”, comentou o Reitor.

Ainda durante o acolhimento, os alunos ainda puderam conhecer os serviços da Central do Aluno, da Biblioteca e da Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da Ufersa.

CENTRAL DO ALUNO  – Além do início do semestre letivo, a acolhida desta segunda também marca o começo das atividades da Central do Aluno da Ufersa. A Central já está funcionando no primeiro andar do Prédio da Reitoria onde funcionava a Divisão de Registro Escolar, o DRE. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, a Central vai acolher, atender e orientar ou encaminhar para tratamento ou parecer todos os assuntos da vida universitária do aluno, sejam eles problemas ou necessidades relacionadas a alguma providência legal, acadêmica, financeira ou de expediente.

A Central também vai fornecer informações gerais sobre a instituição e seus procedimentos para a comunidade externa. A unidade começa a funcionar de forma ininterrupta das 07h30 às 21h, de segunda a sexta. Ao todo, a Prograd deslocou 07 servidores técnicos para fazer o atendimento na Central do Aluno. Outras informações pelo telefone (84) 3317 8247.

Vice-Reitor, professor José Domingues Fontenele
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Júlio César Rodrigues