Documentários sobre pessoas transgêneros na educação e altas habilidades são lançados na Ufersa em Mossoró

Inclusão 18 de maio de 2018. Visualizações: 2008. Última modificação: 18/05/2018 17:21:21

Mesa Redonda para debater a transsexualidade na educação / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Nesta quinta, 17, o planeta lembrou o Dia Internacional contra a Homofobia e a Ufersa aproveitou a data para sediar o lançamento do Documentário “TransFORMAR existindo na educação”. A produção é do estudante de Jornalismo e estagiário de comunicação da Ufersa, Felipe Cafrê. O documentário mostra os embates que esses sujeitos e sujeitas trans passaram e passam para permanecer no espaço da educação e, principalmente, como este processo de ensino/aprendizagem pode ser um mecanismo transformador na vida dessas pessoas.

Entre os entrevistados do documentário destaca-se a aluna de Direito da Ufersa, Ana Vitória, que é uma mulher trans. Segundo o idealizador do documentário, o intuito da produção é mostrar a importância de debater gênero e sexualidade nas escolas e nas universidades a fim de preparar não apenas os professores, mas também os futuros profissionais médicos, advogados, arquitetos, enfim, toda a sociedade com o objetivo de tirá-los da margem social.

Além da exibição, o lançamento do documentário ainda contou com uma mesa redonda com a participação do criador e produtor do documentário, Felipe Cafrê, dos/as estudantes trans Daniel e Ana Vitória e do professor doutor da Faculdade de Educação da UERN, Sandro Soares. O docente leciona a disciplina de Relações de Gênero e Sexualidade na Educação. Entre os assuntos, foi debatido a necessidade de esclarecer o tema para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e ampliar o debate no Ensino Superior.  O documentário “TRANSformar – Existindo na Educação” foi selecionado pelo projeto Geração Futura do Canal Futura e já foi exibido para todo o Brasil na noite desta quinta.

Veja o documentário “TRANSformar – Existindo na Educação”

VOANDO ALTO – Na manhã desta sexta, dia 18, a Ufersa abriu espaço para o lançamento de mais um documentário produzido pela Universidade em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A produção “Voando Alto” conta a história de Gabriel Costa, de 20 anos, um mossoroense com altas habilidades que criou um drone para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O documentário de 23 minutos passou 2 anos sendo produzido. Durante o lançamento, professores, pedagogos e profissionais da educação especial de Mossoró debateram sobre os desafios de incluir e de trabalhar com os/as alunos(as) que têm  altas habilidades.

Confira o Documentário “Voando Alto”.

Felipe Cafrê, idealizador do Documentário “TransFORMAR existindo na educação” / Foto Eduardo Mendonça Assecom
Lançamento Documentário - TransFORMAR existindo na Educação / Foto Eduardo Mendonça
Ana Vitória, aluna trans do curso de Direito da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça
Lançamento Documentário - Voando Alto / Foto Eduardo Mendonça