Pesquisadora da Universidade de Córdoba visita Programa de Fitotecnia da Ufersa; instituições planejam parceria

Internacionalização 11 de maio de 2018. Visualizações: 1942. Última modificação: 11/05/2018 15:18:00

Pesquisadora Edith Taleisnik ao lado do professores Daniel Valadão, do Reitor Arimatea Matos e do Pró-Reitor de Pesquisa, Jean Berg Alves / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A visita de Edith Taleisnik faz parte do projeto de internacionalização do Programa de Fitotecnia e visa consolidar parcerias entre o programa e instituições internacionais de pesquisa, um fato importante para cursos com conceito 6 na CAPES / Foto Eduardo Mendonça

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa recebeu nesta última semana a visita de Edith Taleisnik, pesquisadora do Instituto de Fisiología y Recursos Genéticos Vegetales (IFRGV) pertencente ao Centro de Investigaciones Agropecuarias do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), e da Universidad Católica de Córdoba, Argentina. Esta foi a primeira visita da pesquisadora a Ufersa. Na ocasião, ela ministrou a disciplina de “Bases fisiológicas de la tolerancia a la salinidad en plantas superiores” para discentes do Programa de Fitotecnica e do Programa de Pós-Graduação em Manejo do Solo e Água.

A pesquisadora conheceu a estrutura de pesquisa na área de Ciências Agrárias da Ufersa e se reuniu com os professores da Fitotecnia para apresentação das pesquisas realizadas em Córdoba visando futuras parcerias entre pesquisadores argentinos e brasileiros. A professora Edith também se reuniu com o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, com  o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o professor Jean Berg Alves, e com o Coordenador do Programa de Fitotecnia, o professor Daniel Valadão. No encontro, foi discutida uma possível visita de integrantes da Ufersa a Córdoba em junho para assinatura de convênio entre as instituições.

A professora também aproveitou a visita pelo Nordeste para ministrar em Campina Grande/PB, a palestra de abertura do III Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS), evento organizado pela Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB), com apoio da Ufersa.

A visita de Edith Taleisnik faz parte do projeto de internacionalização do Programa de Fitotecnia e visa consolidar parcerias entre o programa e instituições internacionais de pesquisa, um fato importante para cursos com conceito 6 na CAPES.