Mães e filhos se divertem com jogos, artes e eletrônica em evento do Ciência para Todos na Ufersa

Reconhecimento 10 de maio de 2018. Visualizações: 1007. Última modificação: 10/05/2018 20:52:28

Segundo a organização, cerca de 50 pessoas (sendo mães e filhos) aceitaram o convite e se divertiram no Scratch Especial / Foto Eduardo Mendonça Assecom

O Scratch Day Especial foi uma realização do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Progepe / Foto Eduardo Mendonça

O Dia das Mães será comemorado neste domingo e a Ufersa já iniciou a programação alusiva a data com a realização do Scratch Day Mossoró Especial Dia das Mães voltado às mães servidoras e também às mulheres casadas com servidores da Universidade. O Scratch Day Especial foi uma realização do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Progepe.

Durante toda esta quinta, a equipe do Programa se concentrou em oferecer jogos, atividades artísticas, pintura, produção de carrinhos, eletrônica e antenas de led aos participantes. Segundo a organização, cerca de 50 pessoas (sendo mães e filhos) aceitaram o convite e se divertiram no Scratch Especial. Elisângela André é servidora e trouxe a filha para desfrutar da programação. “Bastante interessante o espaço. Já fizemos um desenho e construímos uma antena que vamos alinhar com os planetas para passar uma mensagem ao Dia das Mães”, comentou Elisângela ao lado da filha.

As atividades desta quinta aconteceram no Espaço de Aprendizagem Criativa, no Campus Leste / Foto Eduardo Mendonça Assecom

A professora Ana Gabriela Seal também aproveitou o momento para se divertir ao lado da filha. “Está sendo muito interessante para as mães porque não esperávamos encontrar atividades relacionadas a Ciência e Tecnologia. Eu e minha filha estamos ganhando com esse Scratch de hoje”, falou.

As atividades desta quinta aconteceram no Espaço de Aprendizagem Criativa, no Campus Leste. O professor Felipe Ribeiro comemorou os resultados do Scratch. Segundo ele, as mães e os filhos realizaram vários desafios e conseguiram produzir vários materiais que no final se transformaram em presentes para o dia das mães. “Além dos materiais produzidos, todos puderam adquirir conhecimento da plataforma do Scratch que trabalha com a parte de programação, robótica e eletrônica e também foi desenvolvida a parte artística para as mães e filhos. O Scratch Day desse ano na Ufersa, podemos dizer que foi um sucesso”, comemorou Felipe.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, também visitou a programação do Scratch especial da Ufersa. “Estamos satisfeitos com o trabalho realizado pela Sala de Aprendizagem Criativa desenvolvida a partir do projeto da Feira de Ciências do Semiárido. Essa é mais uma ação que ajuda a integrar cada vez mais a Universidade e também a nossa comunidade ao redor”, comentou o Reitor.

SOBRE O SCRATCH

O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos e ítens de som e de imagem para os participantes desenvolverem suas próprias histórias interativas, além de jogos e animações e poder compartilhar de maneira online as criações. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick.

O software foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. O Scratch é usado em mais de 150 países, está disponível em mais de 40 idiomas e é fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais.

Programação Scratch Day Dias das Mães / Foto Eduardo Mendonça