Mais de 70 alunos de 5 turmas colam grau na Ufersa Caraúbas

Estudante, Formatura, Reconhecimento 4 de maio de 2018. Visualizações: 3530. Última modificação: 04/05/2018 12:02:41

Concluintes da Ufersa Caraúbas / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Momento da Outorga de Grau na Ufersa em Caraúbas / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Seguindo a programação das colações de grau, a Ufersa diplomou nesta quinta, os 72 alunos concluintes do Campus de Caraúbas. Presidida pelo Reitor José de Arimatea de Matos, a solenidade aconteceu no Auditório do Campus que, por mais um semestre, ficou lotado. No final, receberam a outorga de grau 41 alunos do curso de Ciência e Tecnologia (integral e noturno), 23 alunos do curso de Engenharia Civil, 2 do curso de Engenharia Elétrica e 6 alunos do curso de Engenharia Mecânica.

Um dos momentos mais marcantes da Colação de Grau de Caraúbas foi o discurso do aluno orador. O estudante concluinte de Engenharia Civil, Raimundo Miguel da Silva Neto, falou de conquistas, superação e apresentou siglas para o público ainda desconhecidas pela comunidade acadêmica. “As lembranças dessas turmas não vão morrer, estarão marcadas para sempre na nossa memória. Bordões como ‘RAMAGIR’, E AÍ GAROTINHOS? e o ‘TQR’, o bom e velho TEM QUE RESPEITAR, eram nossas chamadas oficiais tanto para os momentos de estudos, quanto para os nossos momentos de lazer, os famosos enterros de unidade. De fato, histórias não irão faltar, pois o companheirismo nessas turmas sempre esteve presente”, discursou.

Aluno orador das turmas de Caraúbas, Raimundo Miguel Neto, do curso de Engenharia Civil / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Raimundo Miguel ainda aproveitou o momento para agradecer aos colegas, aos professores, a Ufersa e aos pais. Ele fez que questão de lembrar que é filho de agricultores que não tiveram a oportunidade que ele está tendo no momento de se formar numa universidade federal.

Já o Diretor do Campus de Caraúbas, o professor Daniel Freitas Freire Martins, falou da importância da humildade aos concluintes e destacou que independente do grau de instrução, cada um tem uma experiência em particular. “Cada um tem algo a aprender e algo a ensinar”, falou. Daniel terminou o discurso com irreverência e de uma forma diferente. Ele pegou as principais frases postadas pelos formandos nas redes sociais e leu para todos. “E a frase que mais me representou foi dita por Gabriel Campos, que resumiu sua noite dizendo: ‘Sonhar, nunca desistir’. É por isso Gabriel, que eu, Daniel Freitas, resumo esta noite e termino minha fala dizendo que hoje VOCÊS são os nossos realizados”, finalizou.

Diretor do Campus da Ufersa Caraúbas, professor Daniel Freitas Freire Martins / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Como Paraninfa Geral das turmas concluintes de Caraúbas foi escolhida, pela segunda vez, a atual coordenadora do curso de Engenharia Civil do Campus, a professora Érica Natasche de Medeiros Gurgel Pinto. Ela destacou 3 palavras no seu discurso: VALORIZAÇÃO, ÉTICA e FELICIDADE. “Felicidade é uma jornada e não um destino. Feliz é aquele que não se compara, não julga, não inveja os outros. É aquele que cuida do próprio jardim para ser mais feliz e melhor consigo mesmo. Felicidade tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Então voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir”, comentou a Paraninfa.

Das 5 turmas de Caraúbas, 3 tiveram alunos laureados. Receberam comendas os concluintes Wilsa Milena Morais de Oliveira, do curso de Ciência e Tecnologia; Mara Monaliza Linhares Pereira, do curso de Engenharia Civil; e Alefjohn Feitosa Amorim, do curso de Engenharia Elétrica.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, encerrou mais uma colação de grau do Campus de Caraúbas agradecendo o empenho dos concluintes e destacando a missão da Ufersa em formar cidadãos. “Vocês são vencedores, mas a caminhada continua. E de cabeça erguida, enfrentem as próximas batalhas que virão. Lutem, estejam no caminho do bem, se coloquem em prol de uma humanidade mais justa e fraterna. Sejam éticos, se doem para um mundo melhor, efetuem suas atividades com alegria, plantem um futuro próspero. Com a colação de grau podemos dizer que a missão foi cumprida por vocês e, claro, pela Ufersa. Afinal, está é a finalidade primordial da nossa universidade: graduar profissionais e formar cidadãos”, encerrou o Reitor.

Colação de Grau Ufersa Caraúbas / Foto Eduardo Mendonça
Aluno laureado de Engenharia Elétrica, Alefjohn Feitosa Amorim / Foto Eduardo Mendonça
Aluna laureada de Engenharia Civil, Mara Monaliza Linhares Pereira / Foto Eduardo Mendonça
Aluna laureada de Ciência e Tecnologia, Wisla Milena Morais de Oliveira / Foto Eduardo Mendonça