Ufersa forma primeira turma de Engenharia Ambiental e Sanitária em Pau dos Ferros

Formatura, Reconhecimento 3 de maio de 2018. Visualizações: 2644. Última modificação: 03/05/2018 14:46:30
Ao todo 64 alunos colaram grau na Ufersa Pau dos Ferros / Foto Eduardo Mendonça Assecom
A alegria da formatura / Foto Eduardo Mendonça
Entrega da Comenda ao concluinte Jorge Alves do curso de Engenharia Civil / Foto Eduardo Mendonça
Entrega da Comenda à concluinte de Ciência e Tecnologia, Mariana Nogueira / Foto Eduardo Mendonça
Diretor da Ufersa Pau dos Ferros, o professor Ricardo Paulo Fonseca / Foto Eduardo Mendonça

Momento da Outorga do Grau / Foto Eduardo Mendonça Assecom

O ciclo de colações de grau das turmas de 2017.2 da Ufersa chegou nesta quarta, dia 02, ao Campus de Pau dos Ferros. Dessa vez, o destaque foi a formatura da primeira turma do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus. Os alunos Erick Ferreira de Sousa e Larissa Nathane Lima de Morais foram os concluintes que levaram o nome do curso pela primeira vez a uma sessão de outorga de grau. Para o Diretor do Campus, o professor Ricardo Paulo Fonseca, a formação da primeira turma de Engenharia Ambiental mostra a consolidação da Ufersa Pau dos Ferros.

“Os cursos de Ciência e Tecnologia e as Engenharias Civil, Ambiental e Sanitária e de Computação dão passos para a nossa consolidação, enquanto outros 3 cursos (Arquitetura, Engenharia de Software e Tecnologia da Informação) seguem no caminho para formar suas primeiras turmas. Em poucos exemplos, evidencia-se o grande potencial que o Campus possui para contribuir com a cidade e com a região”, comentou Ricardo.

Aluno Lucas Cardoso, orador da solenidade / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Ao todo, a Ufersa diplomou em Pau dos Ferros 64 alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia (Integral e Nortuno), Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária. A solenidade aconteceu no Auditório do Campus e foi presidida pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos.

O orador das turmas concluintes, o estudante de Engenharia de Computação, Lucas Fernandes Cardoso, agradeceu o empenho de toda a comunidade da Ufersa na formação das turmas. “O caminho é longo e misterioso e não sabemos onde vai dar, o que sabemos é que assim como na vida universitária, sempre surgirão novos desafios, novas amizades e novas oportunidades para demonstrarmos o quanto somos capacitados, principalmente por saber que foi a Ufersa que nos proporcionou tudo isso”, falou. Lucas encerrou seu discurso citando Isaac Newton. “Se eu fui capaz de ver mais longe é porque estava de pé nos ombros de gigantes”, concluiu.

A gratidão também foi o tema do discurso da Paraninfa Geral das turmas. A professora Mônica Paula de Sousa falou do “saber lutar” e do “saber ouvir” sempre com muita gratidão. Segundo a Paraninfa, a gratidão é um gesto e uma atitude que aparece quando se luta com prudência, com dedicação, com justiça, com fé e com bondade. A professora Mônica encerrou citando os versos de Bráulio Bessa:

“…E se um dia lá na frente

A vida lhe der uma ré

Recupere a sua fé

E recomece novamente”

Professora Mônica Paula de Sousa, Paraninfa das Turmas / Foto Eduardo Mendonça Assecom

Na Colação de Grau de Pau dos Ferros, a Ufersa ainda concedeu comendas especiais a dois alunos que se destacaram pelo alto Índice de Rendimento Acadêmico. São eles: Mariana Lopes Nogueira, do curso de Ciência e Tecnologia; e Jorge Alves de Araújo, do curso de Engenharia Civil.

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, finalizou a cerimônia agradecendo o empenho e a dedicação dos alunos e comemorando que mais estudantes são formados com a marca de qualidade da Universidade do Semiárido. “Hoje, todos vocês saem com o sobrenome Ufersa na vida acadêmica e profissional. Hoje, todos saem com a qualidade desta instituição que é considerada a quinta melhor universidade do Norte Nordeste. Sabemos que os alunos de Ciência e Tecnologia devem retornar para os cursos do segundo ciclo e outros agora seguem para o mercado, para a pós-graduação, para outros caminhos. Desejamos que os ensinamentos e todas as experiências desta Universidade sirvam de norte para a carreira promissora de cada concluinte desta noite”, destacou o Reitor.

Dona Betânia Batista ao lado dos seus 3 filhos formados pela Ufersa Pau dos Ferros / Foto Eduardo Mendonça Assecom

UMA FAMÍLIA FORMADA NA UFERSA – A solenidade de Colação de Grau de Pau dos Ferros foi especial para os formandos e mais do que especial para a senhora Betânia Moreira Batista. Esta cidadã, natural de Pau dos Ferros, celebrou a formatura do terceiro filho na Ufersa. Em 3 anos, Betânia viu e comemorou a formatura de um filho em Engenharia Civil, de uma filha em Engenharia de Computação, (filha que inclusive hoje é professora substituta do Campus) e do filho caçula em Ciência e Tecnologia nesta quarta. O jovem Robson Thiago Batista se formou em CeT e agora se prepara para cursar em Engenharia de Computação, também em Pau dos Ferros. “É um orgulho muito grande formar 3 filhos aqui na Ufersa, não tenho nem o que dizer diante de tamanha emoção”, comemorou Dona Betânia.